Da redação com Secom-PB
Mais de 700 famílias de João Pessoa receberam um verdadeiro presente de Natal: a tão sonhada casa própria no Residencial São Rafael, no Bairro das Indústrias. O governador Ricardo Coutinho (PSB) entregou, na manhã de desta quarta-feira (20), as 704 unidades habitacionais que vão trazer mais qualidade de vida e bem estar para cerca de 2.500 pessoas. O Residencial é destinado a famílias com renda mensal bruta inferior a R$ 1,6 mil e representa um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, em parceria com o governo federal.
Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho ressaltou que a moradia própria é uma das coisas mais importantes que uma família pode ter e, por isso, o governo se empenha para fortalecer a política de habitabilidade na Paraíba. “Estamos ultrapassando as 16 mil unidades habitacionais inauguradas e hoje entregamos esse Residencial, que vai proporcionar uma moradia mais digna para estes moradores. Essa é uma política que gera empregos e motiva a consolidação da unidade familiar. Estou extremamente feliz em ver o sonho destas 704 famílias sendo realizado”, afirmou.
De acordo com o governador, a meta para 2018 na área da habitação é acelerar a construção de cerca de 2 mil unidades que estão em curso e começar outras unidades habitacionais. “Parabenizo o trabalho da Cehap e todas estas pessoas que vinham há muito tempo esperando a chance de ter uma moradia própria. Estamos fechando o ano com chave de ouro. Desejo um feliz Natal e um ano novo de luz para todos”, finalizou.
“A cada obra entregue, estamos tentando melhorar a questão do padrão de qualidade e este Residencial, composto por 704 apartamentos, com todas as condições necessárias para a moradia, além disso são adaptados para pessoas com necessidades especiais”, comentou a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emília Correia Lima.
Para o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, o Residencial São Rafael é mais uma importante obra que vem para mudar a realidade dos contemplados. “O final do ano tem uma simbologia particular e para estas famílias o Natal será ainda mais especial. A entrega desse Residencial, dotado de uma infraestrutura adequada, transforma a vida das pessoas que vão habitar esse local”, observou. “Estamos aqui celebrando mais um relevante momento para a história da Paraíba”, concluiu João Azevedo.
Infraestrutura e economia
As unidades habitacionais têm aproximadamente 42 metros quadrados de área construída e obedecem às especificações mínimas exigidas pelo 'Programa Minha Casa, Minha Vida'. Os apartamentos possuem: dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro (sendo 22 unidades já adaptadas e as demais adaptáveis aos itens de acessibilidade vigentes nas Normas Brasileiras e Normativos do PMCMV).
Cada unidade possui uma vaga de garagem exclusiva e o empreendimento ainda contém 12 vagas extras para uso comum. A infraestrutura básica do Residencial contempla rede de abastecimento d’água, rede de esgotamento sanitário (com estação elevatória), energia elétrica, drenagem de águas pluviais e pavimentação em paralelepípedo. O local também dispõe de equipamentos de uso comum: três playgrounds e três salões multiuso.
Satisfação dos contemplados
Dona Maria da Conceição, de 84 anos, deixou transparecer toda a felicidade que estava sentindo na hora de receber, das mãos do governador, as chaves do seu tão desejado apartamento. “Hoje é um dia muito especial na minha vida. Já estou perto de fazer 85 anos e sempre paguei aluguel. Agora, graças a Deus e ao governo, vejo meu grande sonho se realizando”, agradeceu.
José Carlos também recebeu as chaves do apartamento no Residencial São Rafael e comentou que será a primeira vez que vai morar em uma residência totalmente adaptada para pessoas com necessidades especiais. “Como eu sou cadeirante, gostei muito do apartamento, porque o banheiro e o quarto são grandes e dá para a cadeira de rodas passar com tranquilidade. Recebo essa moradia com muita alegria, é um verdadeiro presente de Natal para todos nós”.
“Vou morar aqui com meu filho, minha nora e meu neto. Nunca tive uma casa própria, já paguei aluguel e quando a renda apertou tive que ir morar com a minha mãe. Mas agora a realidade vai ser diferente, porque finalmente consegui o meu lar”, disse a dona de casa Maria de Lourdes Silva.