Governo promove encontros com jovens para discutir Plano Estadual de Políticas Públicas para Juventude

publicado: 13/01/2022 08h00, última modificação: 13/01/2022 10h09
480eddce-654a-4e7d-8dd6-dc212ff940b3.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, iniciou nesta terça-feira (11) uma série de encontros com jovens paraibanos para a construção do Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para Juventude. A secretária executiva Rafaela Camaraense participou do encontro em Patos e ouviu os pleitos de jovens da cidade e dos municípios de Emas, Mãe D'água, Santa Luzia, São Mamede, Imaculada, Maturéia e Catingueira. Nesta quarta-feira (12), a gestora conversou com a juventude dos municípios de Juru, Princesa Isabel, Tavares, Manaíra e Santana de Mangueira. O encontro aconteceu no Centro Cultural de Juru.

De acordo com Rafaela Camaraense, a construção do Plano acontece por meio de uma parceria com o Serviço da Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e o Orçamento Democrático Estadual. “Vamos ouvir a juventude para construção desse Plano Estadual que vai garantir políticas públicas voltadas aos nossos jovens. Dessa forma, é importante ouvi-los e fazer com que eles participem diretamente dessa construção. O Governo do Estado tem trabalhado para garantir igualdade de oportunidades para a juventude e o Plano Estadual vai fortalecer ainda mais essa iniciativa”, destacou.

Em Patos, Rafaela Camaraense, disse ainda que o foco do Governo do Estado para os jovens é a geração de emprego e renda. Para o município, a secretária destacou algumas conquistas. “A Capital do Sertão foi beneficiada com mais de 50 cursos profissionalizantes, e também com linhas de crédito nos valores de R$ 15 mil a R$ 30 mil, por meio do Programa Empreender Juventudes, em uma linha voltada para os jovens”, revelou.

O encontro em Patos aconteceu no auditório da Fundação Ernani Sátiro, e contou ainda com as presenças do vice-prefeito Jacob Souto, que na oportunidade representou o prefeito Nabor Wanderley; do presidente da Fundação Cultural de Patos, Marcelo Lima; do secretário executivo de Articulação Social, Sávio Salvador, e do secretário de Esportes, Turismo e Lazer, José Francisco de Sousa.

Apoio – O vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, ressaltou a importância do evento, principalmente no que abrange a necessidade de os jovens serem instigados a participarem dos debates acerca das políticas públicas direcionadas para a juventude.

Já o secretário executivo de Políticas Públicas para a Juventude de Patos, Felipe Gomes, disse que estava com um sentimento de gratidão e de esperança renovada por iniciar o ano de 2022 com um evento dessa magnitude, que visa trazer muitos benefícios para os jovens patoenses e de toda a região.

Serra do Teixeira – Em Juru, o encontro, que aconteceu no Centro Cultural, contou com as presenças de José Carlos, secretário de Juventude e Cultura de Juru; Priscila Alves - Superintendente do IPSEJ - Juru; Cassiano Silva, secretário de Administração de Juru; Valdeny Diniz, assessor de Cultura, Esporte, Turismo Juventude de Manaíra; Ana Virgínia, assessora de Turismo e Juventude de Manaíra; Magal Freitas, diretor de Cultura, Turismo, Juventude, Esporte e Lazer de Manaíra; Paula Santos, secretária de Assistência Social de Tavares; e João Paulo, secretário de Comunicação Institucional de Princesa Isabel.

Também estivarem presentes: Edson Mandu, conselheiro estadual de Cultura da 11ª Região; Erik Clementino, conselheiro de Cultura da 11ª Região; Rafaela Nunes, presidente do Grêmio do IFPB Campus Princesa Isabel; Carlos Daniel, diretor de Cultura da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP); Pedro Raí, mobilizador do Nuca; Kessy Medeiros - técnico do CAPS - Juru; e Amanda Maria, líder da Juventude Católica de Princesa Isabel.