Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Grupamento Tático Aéreo e Samu realizam demonstração de resgate e transporte aeromédico

Notícias

Grupamento Tático Aéreo e Samu realizam demonstração de resgate e transporte aeromédico

por publicado: 17/08/2021 08h53 última modificação: 17/08/2021 08h53

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, por meio do Grupamento Tático Aéreo, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Prefeitura de João Pessoa realizaram uma demonstração do trabalho de resgate e transporte aeromédico de urgência e emergência, na tarde desta segunda-feira (16). A simulação aconteceu para celebrar o termo de cooperação entre o GTA e o Samu, que atende aos 64 municípios que compreendem a macrorregião de cobertura da central de regulação do Samu Regional João Pessoa.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, na ocasião, falou sobre a união dos serviços para salvar vidas. “A função das polícias é pacificar, mas a missão mais nobre é salvar vidas. Quem já teve a oportunidade de presenciar as ações do GTA e as ações do Samu, sejam separados ou em conjunto, sabe o espírito que envolve as duas forças”, disse.

O termo tem por objetivo, entre outros pontos, estabelecer um protocolo de acionamento do GTA, um canal de comunicação mais ágil entre as partes com vista aos atendimentos e resgates às vítimas de acidentes e manter os pilotos e tripulantes operacionais devidamente habilitados e treinados.

As equipes do Samu estão treinadas para esse tipo de ocorrência, o resgate e transporte aeromédico. O grupamento conta com duas aeronaves, Acauã 1 e 2. A demonstração aconteceu no Centro de Ensino da Polícia Militar.

Além do secretário Jean Nunes, o secretário-executivo, Lamark Donato, das equipes do GTA e SAMU, ainda estiveram presentes o médico Galilue Ricarte, coordenador geral do Samu, o coronel José Ronildo Sousa da Silva, que representou o coronel Euller Chaves, comandante da PM, Galileu Ricarte, coordenador geral do Samu João Pessoa e Antônio Cavalcanti Pedrosa Sobrinho, diretor do Hospital Regional Metropolitano Dom José Maria Pires.

  

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41