Notícias

Hemocentro realiza limpeza contínua contra mosquito Aedes aegypti

publicado: 31/03/2016 08h05, última modificação: 31/03/2016 08h05
ses hemocentro realiza limpeza continuada contra o mosquito aedes aegypti (5).JPG

Os funcionários estiveram em todos os setores internos do Hemocentro e suas dependências fazendo a limpeza de locais - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: hemocentro , aedes aegypti , zika , dengue , chikungunya


O Hemocentro da Paraíba realizou, na manhã dessa quarta-feira (30), o Dia “D” de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte do cronograma estabelecido pela instituição para a procura de possíveis criadouros do mosquito.

Liderados pela coordenadora da higienização, Silmara Alves, os funcionários estiveram em todos os setores internos do hemocentro e suas dependências, fazendo a limpeza de locais que podem acumular água e recolhendo copos descartáveis e outros objetos que se transformam em zonas adequadas para criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Silmara Alves enfatizou o compromisso estabelecido com todos os colaboradores em divulgar as informações e estarem atentos a qualquer situação que possa vir a representar um ambiente favorável ao mosquito. “O trabalho em equipe é fortalecido para que cada um consiga se sentir responsável tanto pela limpeza, quanto pela conscientização da comunidade”, afirmou.

Além do mutirão de limpeza, o grupo também realizou um trabalho educativo junto aos pacientes, doadores, e visitantes com a distribuição de material informativo sobre as maneiras de evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, explicou que essa ação é realizada todos os dias pelo pessoal da limpeza e intensificada pelo mutirão nas quartas-feiras. “A limpeza contínua é o nosso compromisso com a segurança e com a qualidade do serviço; além disso, oportuniza a mobilização e conscientização de mais pessoas neste processo”, destacou.

Em dezembro do ano passado, o Hemocentro realizou uma oficina com os funcionários, com o objetivo de mostrar como identificar o mosquito, e suas doenças consequentes, e ainda as formas de prevenção. E no dia 20 de abril receberá a palestra “Ébola e Zika: o que ainda está por vir”, do professor Dr. Marcelo Moreno, para funcionários da instituição e da Secretaria de Saúde do Estado.