O Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (Huac-UFCG/Ebserh), participará amanhã do Dia E do projeto Ebserh em Ação — Agora Tem Especialistas, mobilização nacional que integra os 45 hospitais da Rede Ebserh em todas as regiões do país. A iniciativa reúne, de forma simultânea, cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, somando 1.696 atendimentos ofertados à população somente no Huac.
A programação local contemplará a realização de aproximadamente 600 consultas ambulatoriais, distribuídas entre as especialidades de nefrologia, ginecologia, cardiologia, infectologia, pneumologia, gastroenterologia, dermatologia, neurologia e cirurgia geral. Também estão planejadas 300 consultas de demanda espontânea em dermatologia, fortalecendo a ampliação do acesso a atendimentos especializados.
Ao longo da ação, o hospital também realizará 60 pequenas cirurgias ambulatoriais, em procedimentos de cirurgia geral e de cabeça e pescoço; além de 50 exames de ultrassonografia e cerca de mil exames laboratoriais. No bloco cirúrgico, estão programadas 25 cirurgias eletivas, contemplando proctologia, cirurgia pediátrica, cirurgia geral e ginecologia — com procedimentos como histerectomia, ooforectomia, correção de hérnias, postectomias, hemorroidectomias e outras intervenções.
As consultas dermatológicas acontecerão de forma espontânea, ou seja, não há marcação prévia. Para acessar os especialistas, serão distribuídas 300 senhas a partir das 8h, por ordem de chegada. Todos os demais procedimentos, exames e consultas só serão realizados com agendamento prévio ou a partir da fila de regulação da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES).
Iniciativa estratégica
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula, com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de dezembro de 2025.