"Os dias de angústia se foram, meu amor”. Foi com essas palavras, em lágrimas e um buquê de rosas na mão, que o esposo de Julyana de Albuquerque Aquino a recebeu no fim do corredor formado por profissionais de saúde, para homenagear a paciente de número mil recuperada da Covid-19 no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, uma das unidades de saúde referência no atendimento a casos de média e alta complexidade da doença na Paraíba.
Julyana de Albuquerque, de 32 anos, é professora em João Pessoa, esteve internada por oito dias na enfermaria, devido a complicações respiratórias, mas se recuperou bem. Emocionada, durante a sua saída, foi recebida calorosamente pela equipe médica e multidisciplinar em um corredor formado por esses profissionais. “Estou em êxtase. Minha alegria hoje é dobrada, poder representar as vidas que por aqui passaram e também receberam o mesmo carinho e cuidado que eu recebi, me faz sentir honrada. Eu não tenho palavras para agradecer tudo que fizeram por mim”, declarou.
Na ocasião, o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, expressou a satisfação da gestão estadual em conceder a alta, ressaltando também a relevância da continuidade com as medidas de proteção. “O Governo do Estado da Paraíba e a Secretaria Estadual de Saúde devolvem hoje a milésima paraibana, aqui do Hospital Metropolitano, de volta para sua casa. Um momento muito importante, para nos encher de entusiasmo, sensação de dever cumprido, e mais do que nunca, nos encher de energia para continuar. O carnaval vem vindo aí, e toda população pode nos ajudar a continuar nesse combate ao vírus. É hora de permanecer com seu núcleo familiar básico, com as pessoas que moram com você na mesma casa. Vamos juntos, porque assim nós podemos proteger toda Paraíba”, expressou.
De acordo com o diretor geral do Hospital Metropolitano, Antônio Pedrosa, o resultado atingido é fruto do empenho de toda equipe nos cuidados prestados aos pacientes. “Os nossos profissionais trabalham com muita dedicação, dando o aporte que nossos pacientes precisam e seguindo todos os protocolos. E resultados como estes revelam que a nossa atuação tem feito a diferença na saúde da população paraibana” concluiu.
O Hospital Metropolitano conta com 30 leitos de UTI e 31 de enfermaria, exclusivos para o tratamento de paciente acometidos pelo novo Coronavírus. Como forma de homenagear também os profissionais de saúde que atuam contribuindo para a recuperação da saúde dos pacientes com a Covid-19, a nutricionista do Metropolitano, Ana Cabral, produziu e recitou um cordel, encerrando a celebração.
Cordel Mil Altas Metropolitano, por Ana Cabral
EM DOIS MIL E VINTE
ANUNCIA A PANDEMIA
DE UM VÍRUS DEVASTADOR
ONDE DELE NADA SABIA
O MUNDO PAROU EM TRANSE
COM TAMANHA AGONIA
INICIA A BATALHA
PARA EQUIPE DA SAÚDE
LIDAR COM O DESCONHECIDO
DEUS DO CÉU QUE NOS AJUDE
INSPIRANDO A CIÊNCIA
EM BUSCA DO QUE NOS CURE
HOJE O NOSSO HOSPITAL
TEM A HONRA DE DIZER
DAS MIL ALTAS NO COVID
TEMOS ORGULHO POR VENCER
ATÉ AQUI A BATALHA
DA DOENÇA MAIS TEMIDA
COM EQUIPE COMPROMETIDA
ISSO PÔDE ACONTECER.
AINDA ESTAMOS NA LUTA
COM TANTAS COISAS OCULTAS
MAS PRONTOS PARA VENCER.
DE MÃOS DADAS VAMOS JUNTOS
SEGUINDO A NOSSA MISSÃO
ABRAÇANDO ESTA LUTA
TODOS JUNTOS EM UNIÃO
VENCEMOS ESTA ETAPA
CUIDANDO COM O CORAÇÃO.