Idosos de Sapé ganham Centro de Convivência da Melhor Idade

publicado: 26/12/2017 19h05, última modificação: 26/12/2017 19h55
3.jpg

Idosos da cidade contam agora com um espaço de educação, cultura e lazer, resultado das plenárias do Orçamento Democrático Estadual - Foto: Divulgação

tags: idosos , sapé , amis , centro de convivência do idoso , centro de convivência da melhor idade , melhor idade

A população idosa de Sapé, Zona da Mata paraibana, ganhou um espaço de educação, cultura e lazer. Trata-se do Centro de Convivência da Melhor Idade, que foi inaugurado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH). “É obrigação do poder público dar dignidade, qualidade de vida, e possibilitar o acesso aos programas, serviços e ações”, destacou a secretária da Sedh, Cida Ramos. O espaço é fruto de uma parceria entre o governo, a prefeitura local e a Associação da Melhor Idade de Sapé (Amis); e atende a uma das reivindicações apresentada e eleita pela população durante as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE). O Centro de Convivência da Melhor Idade deve beneficiar mais de 150 idosos.

Durante a solenidade de inauguração, a secretária Cida Ramos lembrou que a Sedh tem desenvolvido uma política para o idoso de forma inovadora e citou o programa Cidade Madura, que garante moradia própria exclusivamente para a terceira idade. “Quero trazer para Sapé. Olhamos também para os idosos que moram em abrigos, nas instituições de longa permanência. Temos ainda em Sapé a Casa da Cidadania, o Centro Social Urbano (CSU)”, disse a secretária, que é natural de Sapé.

Na oportunidade, Cida Ramos falou ainda da crise econômica que o país atravessa e como a Paraíba tem conseguido se destacar positivamente. “Enquanto pertinho da gente temos estados, que não pagaram o 13º salário e com a folha de pagamento atrasada, a Paraíba tem um governo que destina todo ano R$ 19 milhões para pagamento do Abono Natalino. E mensalmente destina R$ 11 milhões para pagamento do Cartão”, pontuou ela.

Amis

A presidente da Amis, Maria Francicleide Cananea de Melo, a Francinha, explicou que a Amis desenvolve atividades como: artesanato, dança, coral, passeios, trabalhos comunitários; sedia uma sala de Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e espera ampliar as ações com o novo centro. “Esperamos por esse espaço por 31 anos e só agora, graças à ajuda do governador Ricardo Coutinho (PSB), da secretária Cida Ramos – nossa conterrânea – e da prefeitura, que nos doou o terreno, estamos conseguindo realizar o que para nós era um sonho”, afirmou emocionada Francinha.

Já o vice-prefeito de Sapé, Edson Fagundes (PSDB), parabenizou o governo do estado pela parceria e falou sobre a satisfação da prefeitura em poder contribuir para a concretização do Centro de Convivência da Melhor Idade. “Quero parabenizar ao governador, que muito tem feito, através do Orçamento Democrático, para melhorar a vida da população idosa. E a Cida Ramos, essa sapeense, que com olhar sensível pôde viabilizar o sonho da construção desse espaço”, finalizou ele.