Jacumã vai ganhar praça construída pelo governo

publicado: 22/06/2018 00h05, última modificação: 22/06/2018 08h10
Praça.jpg

A Praça do Mar de Jacumã está sendo revitalizada pela Suplan, em parceria com a Prefeitura Municipal de Conde - Foto: Divulgação

tags: jacumã , praça , governo da paraíba

Teresa Duarte

Em breve o governador Ricardo Coutinho estará anunciando a data oficial da solenidade de inauguração Praça do Mar de Jacumã, no município do Conde, obra que consiste em serviços de terraplenagem, pavimentação em paralelepípedo, paisagismo, movimento de terra, fundação, esquadrias, instalações elétricas, sistema de iluminação, drenagem de águas pluviais e contenção e pintura. Os serviços na orla da praia de Jacumã eram esperados pela população local e, principalmente pelo pessoal que trabalha com o turismo.

São diversas ações de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Conde, em beneficio ao crescimento econômico da região. Conforme o secretario de turismo do município, Aristóteles Souto Maior, diversas ações estão sendo realizadas nessa parceria, a exemplo da construção da Praça do Mar que deverá ser concluída e entregue a população até o próximo dia 30, “a praça está sendo construída na antiga quadra de Jacumã e será um complexo composto de 24 quiosques de alimentos, bebidas e artesanatos com excelência ao atendimento aos turistas”, explicou.

A estrutura da nova orla contará com pista de skate, ciclovia, quadras de vôlei de praia, playground, estacionamento com 68 vagas, quiosques e praça de eventos. Deijaci Marques, uma dos 17 componentes da Associação de Guias de Turismo e Condutores Locais da Cidade de Conde (Guias Tur), destaca o investimento realizado nas vias de acesso ao Conde como uma grande conquista, explicando que anteriormente o acesso era difícil.

“Às vezes nós não tínhamos como chegar em algumas praias.Hoje com a pavimentação e com a estrutura das praias foi um topo e os turistas tem visto isso como algo diferenciado. Nós temos dois pontos de trabalho. Um passeio local dentro da praia de Coqueirinho que é composto dos Mirantes, Canyon de Coqueirinho, Casa do Doce de Tambaba e o Castelinho da Princesa.

E outro passeio que é feito em todas as praias da Costa do Conde, sendo iniciado em Barra de Gramame, Praia do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba”, destacou.

O litoral sul, além das belezas naturais com praias de águas limpas e cristalina, ocupa o segundo maior número de leitos da Paraíba, perdendo apenas para João Pessoa. São mais de três mil leitos distribuídos em mais de 40 meios de hospedagem, entre hotéis e pousadas, gerando mais de mil empregos diretos. Em 2013, o Governador inaugurou a obra do Binário de Jacumã que era esperada por muitos anos pelo povo do Litoral Sul, principalmente, por aqueles que usam a rodovia PB/008 para seus deslocamentos diários.

Com a construção do Binário, resolveu-se o problema no trânsito, principalmente, no período da alta estação, quando aumentava o fluxo de turistas e veranistas; até então, o trânsito era caótico, quase parado durante o período de carnaval, quando se levava quase quatro horas para passar por dentro de Jacumã. O Binário veio para solucionar totalmente esse problema, possibilitando acesso tranquilo às praias de Carapibus, Tabatinga I e II, Coqueirinho, Tambaba e Praia Bela.