Mais de 450 condutores de veículos na Paraíba foram autuados, durante o mês de março, por embriaguez ao volante e outros tipos de infrações de trânsito. Os dados foram divulgados, ontem, como parte do último balanço da Operação Lei Seca, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). De um total de 458 infratores, flagrados em blitze realizadas pelo estado no período, 213 estavam dirigindo sob influência de bebida alcoólica, enquanto 245 foram enquadrados por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o relatório do Detran-PB, foram realizados 2.530 testes de bafômetro, que resultaram na remoção de 43 veículos aos pátios do órgão, além da condução de quatro motoristas à delegacia. Os agentes responsáveis pelas ações contaram, ainda, com o uso de equipamentos como redutores de velocidade móveis, camas de faquir e barreiras de sinalização retrátil.
Em março, as blitze da Operação Lei Seca abrangeram áreas das principais avenidas de João Pessoa — a exemplo da Via Expressa Padre Zé, Edson Ramalho, Hilton Souto Maior, Ministro José Américo de Almeida, Nossa Senhora dos Navegantes, Epitácio Pessoa, Bacharel José de Oliveira Curchatuz, Flavio Ribeiro Coutinho —, além da Rodovia PB-008 e de vias urbanas de grande movimento, nos municípios de Campina Grande, Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Cajazeiras Solânea, Belém, Cuité e Nova Floresta.
Segundo o coordenador de Policiamento do Detran--PB, o coronel Valterlins Dutra, as fiscalizações de trânsito vêm sendo interiorizadas, ampliadas e intensificadas na Paraíba, com o objetivo de continuar coibindo os abusos praticados nas estradas.
Penas previstas
O Detran-PB lembra que, conforme prevê o CTB, condutores flagrados sob influência de álcool estão sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70 e podem responder a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano.
Em caso de reincidência, será cobrado o dobro do valor da multa e o infrator poderá ser alvo de processo de cassação de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
*Matéria publicada originalmente na edição do dia 03 de abril de 2025.