Notícias

Live-homenagem reúne parentes de José Lins do Rêgo nas comemorações dos 120 anos do escritor

publicado: 03/06/2021 08h47, última modificação: 03/06/2021 08h47
livezelins.jpeg

tags: coronavírus , funesc , tv funesc , josé lins do rêgo , 120 anos , programação

A TV Funesc vai transmitir, nesta quinta-feira (3), mais uma ação dentro da programação da 39ª Semana Cultural José Lins do Rêgo, que comemora os 120 anos do escritor paraibano. A partir das 19h, ao vivo, haverá a live-homenagem ‘PRIMA Convida’, no canal da Funesc no YouTube (youtube.com/funescpbgov). Com mediação de Mari Santana, essa live com o tema “O Brasil visível e o Brasil invisível nestes 120 anos” é uma realização do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA).

Essa roda de conversas contará com a participação de especialistas na obra do escritor e pessoas da família de Zé Lins que estão espalhadas pelo mundo inteiro, como Valéria Lins do Rego Veras, José Lins do Rego Veras, Rodrigo Veras Salgado, Pedro Figueiredo Veras, Eduardo Veras de Assis Pereira, Antonio Veras de Assis Pereira, Adriana Lins do Rego Veras Salgado, Alice Macdowell Veras, Lucas Veras Salgado, Maria Elisabeth Lins do Rego Santos, Gustavo Ferreira Lins do Rego Santos, Claudia Simas e Julia Ferreira Lins do Rego Santos.

Entre os convidados, estão autoridades políticas e especialistas na obra de José Lins do Rêgo, como o governador João Azevêdo; Cláudio Furtado (secretário SEECT); Damião Ramos (Secult); Pedro Santos (Funesc); Fernando Moura (Fundação Casa de José Américo); Naná Garcez (Presidente EPC); e Janete Lins Rodriguez (Museu Casa de José Américo).

A programação da Semana Cultural José Lins do Rêgo ocorre até sábado (5), no canal da Funesc no Youtube (/funescpbgov), no Instagram da Funesc e na Rádio Tabajara (105,5 FM e 1.110 A M).

A abertura da semana contou com uma edição inédita do ‘Painel Funesc’ mediado por Pedro Santos, vice-presidente da Funesc, e participação especial do cineasta Wladimir Carvalho, como debatedor.

Nesta quinta-feira (3), além do ‘Prima Convida’, a Semana Zelins terá, a partir das 22h, na Rádio Tabajara (105,5 FM e 1.110 A M), o programa Espaço Cultural, com o jornalista Jãmarrí Nogueira. Essa edição especial terá músicas baseadas nas obras de Zé Lins e trilhas sonoras que fizeram parte de produções audiovisuais baseadas em seus livros.

Na sexta-feira (4), a partir das 19h, o projeto ‘Entrevista Funesc’ traz o tema ‘Futebol, Flamengo e Zé Lins’. Nesta ação, o jornalista Jãmarrí Nogueira entrevista Edônio Alves, doutor em literatura comparada, poeta, professor, jornalista e escritor. O bate-papo tem início às 19h.

Fechando a programação, no sábado (5), terá uma nova edição do ‘Painel Funesc’, com mediação de Jãmarrí Nogueira, desta vez com abordagem nas obras ‘Menino de Engenho’ e ‘Meus Verdes Anos’, ambas escritas pelo homenageado da semana. Os convidados para este bate-papo são Cauby Dantas, mestre em sociologia, escritor e professor, e Gervásio Aranha, professor universitário e amplo conhecedor das obras de José Lins do Rêgo.

39ª Semana Cultural José Lins do Rêgo

Tradicionalmente, o Espaço Cultural promove, no mês de junho, uma semana inteira de atividades em celebração ao nascimento de seu patrono. José Lins do Rêgo nasceu na cidade de Pilar, interior da Paraíba, no dia 3 de junho de 1901. O escritor marcou a literatura brasileira ao escrever livros como Menino de Engenho (1932), Fogo Morto (1943), Riacho Doce (1939), O Moleque Ricardo (1935) e Meus Verdes Anos (1956), única obra que resgata suas memórias de vida.

Em comemoração aos 120 anos do escritor, o Governo do Estado da Paraíba instituiu o Ano Cultural José Lins do Rêgo. Na Funesc, além da Semana Cultural, o ano será marcado com atividades mensais

Serviço:

39ª Semana Cultural José Lins do Rêgo

 

Quinta-feira (3/6)

Prima Convida

Hora: 19h

Local: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

 

Programa Espaço Cultural

Hora: 22h

Local: Rádio Tabajara (105,5 FM e 1.110 AM)

Apresentação: Jãmarrí Nogueira

 

Sexta-feira (4/6)

Entrevista Funesc

Tema: Futebol, Flamengo e Zé Lins’

Hora: 19h

Local: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Convidados: Edônio Alves

Mediador: Jãmarrí Nogueira

 

Sábado (5/6)

 

Painel Funesc

Tema: Menino de Engenho e Meus Verdes Anos

Hora: 19h

Local: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Convidados: Cauby Dantas e Gervásio Aranha

Mediador: Jãmarrí Nogueira