Notícias

Campanha ocorre no dia 26, mas comércio de João Pessoa vem anunciando promoções diárias até o final do mês

Lojas antecipam Black Friday e consumidores mantêm cautela

publicado: 16/11/2021 09h04, última modificação: 16/11/2021 09h04
Economia Antecipação da Black Friday_F. Evandro (16).jpg

Foto: Evandro Pereira

tags: lojas antecipam black friday , paraiba , joaopessoa , economia

por Juliana Cavalcanti*

Os produtos ligados à tecnologia como celulares, smart TVs e computadores, além dos eletrodomésticos - principalmente geladeiras e máquinas de lavar -, estão entre os itens com maior expectativa de vendas para a Black Friday deste ano. Em João Pessoa, várias lojas localizadas no Centro da cidade e nos shoppings já iniciaram suas promoções e anunciam os descontos por meios de cartazes nas vitrines.

Em 2021, a campanha está prevista para ocorrer no próximo dia 26. José Jackson é gerente de uma loja que comercializa eletrodomésticos e móveis, e acredita em muitas vendas este ano, “porque os consumidores esperaram o ano todo pelas liquidações”. “A tendência é ter uma demanda maior de quem aguardou meses para aproveitar as promoções. Estamos agora anunciando em todos os setores. A Black Friday ocorre na última sexta-feira do mês, mas até lá estamos fazendo ofertas diárias”, comentou. Segundo o gerente, a estratégia adotada, tanto na loja física quanto na virtual, é uma forma de evitar aglomerações e dar alternativas para o cliente que não consegue aproveitar apenas um dia de ofertas.

O gerente de outra loja de eletrodomésticos e móveis na capital, Marciano Fernandes, avalia que a Black Friday de 2021 será positiva para as vendas de itens voltados ao lar. “Este ano ocorreram várias mudanças para os empresários e agora esperamos um aumento nas vendas porque tivemos baixo fluxo de clientes ao longo destes meses”, constatou. Fernandes avalia ainda que a data de promoções se tornou um momento aguardado pelos comerciantes. “Este é o mês mais esperado por todos os consumidores e lojistas. Todos os produtos são procurados, de tecnologia a móveis. Quando o cliente vem à loja procura preço baixo e, às vezes, nem está precisando do produto, mas, pelo simples fato de o valor ser interessante, acaba levando”, pontuou.

Outras lojas iniciaram lentamente suas promoções, mas pensando em intensificar a publicidade entre os dias 22 e 26 de novembro. É o caso de uma loja de artigos diversos para o lar, gerenciada por Ewerton Oliveira. “As ações ocorrem na semana da Black Friday e, na sexta-feira, vamos ter mais promoções. Trabalhamos com toalhas, cozinha e decoração, mas acredito que eletroportáteis como ventiladores, liquidificadores e batedeiras, é o que vamos vender mais. E é nessa parte que iremos investir melhor”, informou. 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de novembro de 2021