Maior bairro da Capital tem obras do governo da Paraíba

publicado: 15/06/2018 00h05, última modificação: 15/06/2018 02h21
Mangabeira.jpg

Sua principal avenida, a Josefa Taveira, é o portal de entrada daquele que é considerado o maior bairro da Capital - Foto: Edson Matos

tags: bairro , mangabeira , governo da paraíba , obras

Iluska Cavalcante

O bairro mais populoso é também o que tem um dos maiores comércios de João Pessoa. Quem mora lá, não quer sair. Roupas, farmácias, supermercados, lojas de eletrodomésticos, pet shops, salões de beleza, lojinhas de R$1,99, material de construção e até um shopping, a lista do que se pode encontrar em Mangabeira é longa. Mangabeira completa 35 anos neste sábado (16), e o bairro, marcado pela grande população, tamanho e comércio, terá uma festa em comemoração dessa data.

A programação deste ano ocorrerá na praça do coqueiral, localizada na Av. Laura Muniz de Lima - conhecida por “principal por dentro” de mangabeira. A comemoração promovida pelo governo do Estado terá início às 6h com o projeto caminhar, das 8h às 12h ocorrerá a feira de serviços do governo do estado, que retornará das 16h às 19h. As bandas marciais do bairro também farão parte desta data, com apresentação marcada para às 16h.

Além disso, foi elaborada uma programação educacional para as crianças, no período das 8h às 12h e das 16h às 19h, com a presença da Banda Pé de Paiassu, resultado da Vivência de Palhaço da Escola de Circo Djalma Buranhém. E, para finalizar a comemoração, às 19h terá a apresentação da quadrilha junina Raiz Nordestina, terminando com o show da cantora Sandra Belê, às 20h.

Para Simone Guimarães, diretora-superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), todo o investimento realizado em mangabeira pelo governo do Estado proporcionou qualidade de vida para os moradores, infraestrutura, e condições de fazer o bairro crescer e desenvolver o seu comércio.
“Nós levamos dignidade para as pessoas que moram em ruas que antes não tinham pavimentação. E olhe que não é obrigação do governo do estado fazer pavimentação, é da prefeitura. A gente entrou nessa seara devido ao esquecimento e carência que o governo municipal teve com aquele bairro”, disse.

Habitação

Não são apenas os anos que se passaram, mas avanços visíveis que ocorreram e serão comemorados nesta data. Apenas na área de habitação, foram investidos R$ 54 milhões e 712 mil pelo governo do Estado no bairro de mangabeira.

Foram concluídas 148 unidades habitacionais, com a construção de 64 apartamentos, no Residencial Amália Gurgel, em Mangabeira VII, 40 unidades habitacionais para idosos, no Condomínio Cidade Madura e 64 apartamentos no Residencial Bela Vista I.

Além disso, 208 unidades habitacionais estão em andamento, no Condomínio Pedra do Reino, e está previsto para iniciar a construção de 192 unidades habitacionais, no Condomínio Bela Vista II.

A presidente da Companhia Estadual Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima, explica que todas as habitações de mangabeira foram construídas e planejadas pela Cehap. Ela comentou sobre o crescimento e o valor imobiliário que mangabeira ganhou ao longo dos anos. “Diferentemente de vários locais da cidade, mangabeira já veio todo o seu sistema de esgoto instalado. Além disso, houve com o passar dos anos uma especulação imobiliária muito grande em volta do bairro, cada metro² de mangabeira vale uma fortuna atualmente”, disse.

Segundo ela serão entregues as escrituras de cerca de 300 casas, hoje, fazendo parte da 1ª e 2ª etapa do Projeto Mariz. A 3ª etapa do Projeto, tem 574 unidades e está na fase final do processo, faltando apenas um documento do cartório para poder entregar aos moradores.

Trânsito

Na opinião do diretor de planejamento e transportes do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da Paraíba (DER), José Arnaldo Souza Lima, uma das obras mais importantes de João Pessoa é a construção do Trevo das Mangabeiras. “O trevo resolveu grande parte do problema de trânsito que havia em mangabeira. Foi uma das obras mais importantes da história de João Pessoa, resolvendo um problema crônico de engarrafamento que havia ali”, comentou.

Para Simone Guimarães o Trevo levou qualidade de vida para as pessoas. “Não tem o que falar da mobilidade urbana de mangabeira. Não tem engarrafamento, o trânsito flui plenamente. É muito gratificante pra gente ver as pessoas indo e vindo sem constrangimento, sem engarrafamento e sem perder muito tempo”, disse.

O investimento realizado para a construção do Trevo das Mangabeiras foi de R$ 25 milhões e 709 mil. Entre outros investimentos realizados na mobilidade urbana de mangabeira está o rejuvenescimento de 6 km da PB-008, localizada na avenida Hilton Souto Maior, entre a entrada da Pena e o bairro de Valentina e a pavimentação em paralelepípedos de 100 ruas em Cidade Verde.