Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Médicos frisam importância de testar a população para Covid

Notícias

Médicos frisam importância de testar a população para Covid

Especialistas ressaltam que testagem permite às autoridades de saúde traçar ações que permitam o controle da pandemia

por publicado: 19/01/2022 08h00 última modificação: 19/01/2022 11h01
Exibir carrossel de imagens Foto: Marcos Russo Testes aplicados na campanha da PMJP são do tipo RT-PCR Antígeno, cujo resultado sai em 15 minutos; em caso de resultado positivo, a pessoa recebe orientações médicas, inclusive sobre isolamento social, e encaminhamento para serviços de saúde

Testes aplicados na campanha da PMJP são do tipo RT-PCR Antígeno, cujo resultado sai em 15 minutos; em caso de resultado positivo, a pessoa recebe orientações médicas, inclusive sobre isolamento social, e encaminhamento para serviços de saúde

por Ítalo Arruda*

A testagem em massa de Covid-19 é de extrema importância para o controle da pandemia e para a identificação de novos casos, sobretudo, com o avanço da variante Ômicron, cuja transmissibilidade é bem mais alta em comparação a outras cepas do coronavírus. Com a população testada, as autoridades de saúde podem monitorar de forma mais eficaz o desempenho do vírus em determinada localidade, e, com isso, traçar estratégias de gestão para diminuir os índices de infecção, afirmam especialistas.

“A testagem é fundamental para termos uma ideia de como está a circulação do vírus e calcularmos os índices de transmissibilidade da doença na nossa região. Ao aumentar o número de testes, temos uma visão mais ampla da forma como o vírus está circulando, e isso facilita a definição das ações de saúde pública”, explicou o médico infectologista e diretor-geral do Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, Fernando Chagas.

As medidas de combate à Covid-19, segundo Chagas, são planejadas com base nas taxas de transmissibilidade e no mapeamento do vírus, feito a partir das testagens, considerando aspectos importantes como fatores de riscos, grupos com maior incidência de infecção e vulnerabilidade, entre outras questões. Por isso, é importante testar, enfatiza o médico.

Da mesma forma pensa a médica que também é especialista em infectologia, Joana D’arc Frade. Para ela, testar massivamente a população é de suma relevância para avaliar o contexto sanitário e a gravidade da situação da pandemia, bem como auxiliar na diminuição da circulação da doença, visto que quando há o diagnóstico positivo para o vírus, aquele paciente é afastado do convívio social e isolado para tratamento.

“O que nós percebemos é que , atualmente, existe uma grande disseminação da Covid-19, e a testagem ajuda a diminuir essa circulação viral, uma vez que as pessoas seguem para o isolamento quando são positivadas”, pontua a infectologista, ao recomendar que o teste seja feito ainda nos primeiros dias de sintomas.

Testagem
A Prefeitura da capital realizou, anteontem, por meio da Campanha Diagnostica João Pessoa, 2.049 testes de Covid-19 nos postos de testagem distribuídos em bairros da capital. Deste total, 736 tiveram resultado reagente para a doença. O número de pessoas que testaram positivo para o coronavírus corresponde a cerca de 35% do quantitativo de testes realizados.

Já ontem, a realização de testes se concentrou em dois pontos itinerantes instalados no Busto de Tamandaré, em Tambaú, e no Espaço Gospel, na Avenida Ruy Carneiro. A dona de casa Rejane Nunes da Rocha, 35 anos, foi uma das pessoas que se deslocaram até o local para fazer o teste gratuitamente. Ela conta que há cinco dias apresentou tosse e outros sintomas gripais como dores de cabeça e de garganta.

“Eu fiquei sabendo da campanha e decidi vir fazer o teste junto com o meu marido, que também tá com suspeita. Dessa forma, a gente vai ter certeza se está [com Covid-19] ou não”, declarou Rejane, ansiosa pelo resultado.

A professora Maria de Lourdes também não exitou em fazer o exame. Ela conta que desde o fim de semana vem apresentando sintomas semelhantes aos do coronavírus. “Estou com quadro febril, sinto dores no corpo, muita dor de cabeça. Pode ser ou não a covid, por isso vim fazer o teste para descartar a suspeita e ter certeza do que realmente está acontecendo”, disse a professora enquanto aguardava ser chamada para o teste rápido.

Resultado em 15m
Os testes realizados durante a campanha da Prefeitura de João Pessoa são do tipo RT- PCR Antígeno, e o resultado sai em até 15 minutos. Segundo a chefe de Vigilância em Saúde da capital, Alline Grisi, estão sendo disponibilizados mais de dois mil testes rápidos por dia. Para ter direito à testagem, é necessário apresentar o documento de identidade e CPF.

As pessoas que testam positivo recebem orientações médicas, inclusive sobre isolamento social, e encaminhamento para serviços de saúde.

Além dos locais itinerantes, a Campanha Diagnostica João Pessoa tem postos fixos de testagem para a Covid-19 instalados nas Unidades de Saúde da Família (USF), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às16h; e na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), localizada na Rua Rodrigues Chaves, 99, 1º andar, no Centro, próximo ao Pavilhão do Chá, com atendimento das 8h às 12h.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 19 de janeiro de 2022.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06