Aeroclube e manaíra

Moradores estão ansiosos por conclusão do Parque da Cidade

publicado: 23/08/2023 12h52, última modificação: 23/08/2023 12h52
1 | 2
Obras estão em andamento e primeira etapa consiste na implantação de vias de mobilidade, a exemplo do alargamento de avenidas de mão dupla no entorno do parque - Fotos: Roberto Guedes
2 | 2
etapa-viária-parque-da-cidade-foto-roterto-guedes.jpg
parque-da-cidade-roberto-guedes.jpg

por José Alves*

Moradores do bairro Aeroclube e Manaíra não veem a hora do Parque da Cidade Governador José Targino Maranhão ser concluído e entregue à população. A Prefeitura Municipal de João Pessoa está investindo R$ 6,8 milhões na primeira etapa da obra que consiste na implantação de vias de mobilidade, a exemplo do alargamento de avenidas de mão dupla no entorno do parque. Os investimentos para a segunda etapa do espaço, que contará com um viaduto, ainda estão em processo de licitação. O Parque Cidade, está sendo construído em uma área de 25 hectares, exatamente onde funcionava o antigo Aeroclube.

Pelo projeto apresentado pela Prefeitura de João Pessoa, o Parque da Cidade, como foi nomeado, deve ser concluído em até dois anos. Área foi concedida ao Município após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com os antigos proprietários do Aeroclube, que ainda detêm 17,5% do espaço. O plano para construção do equipamento foi desenvolvido pelo Escritório de Paisagismo Burle Marx e corresponde a cerca de 82% do antigo Aeroclube.

O carioca, Paulo Roberto, que há três meses mora em João Pessoa, afirmou que a construção do Parque Cidade é uma obra fabulosa. “Acho que todo mundo que mora fora da cidade ou do estado vai olhar para João Pessoa com um desejo enorme de morar aqui. Eu cheguei aqui como turista, mas acabei me apaixonando pela cidade e comprei um apartamento aqui no bairro de Manaíra”, disse ele, encantado com a construção do novo parque.

O taxista, Cláudio Alexsandro, afirmou que o Parque Cidade só vai melhorar a vida das pessoas, não apenas para quem mora no Aeroclube ou em Manaíra, mas para todos os condutores de veículos que transitam pelo local. “Em relação ao trânsito já dá pra perceber que ele vem fluindo com mais tranquilidade. Antes da construção das novas vias, o trânsito aqui era muito complicado, principalmente quem saía do Bessa em direção ao Manaíra Shopping. Estamos na expectativa para que o viaduto que vai ser construído na área seja logo concluído”, destacou.

A moradora do bairro Aeroclube, Jane Pontes, disse que não vê a hora do parque ser entregue à população. “Moro em frente ao equipamento e gosto muito de caminhar com meu marido. Por isso estou aguardando ansiosamente a conclusão da obra”, comentou Pontes, afirmando ainda que a chegada do parque vai beneficiar também seus netos que gostam muito de pedalar.

Os comerciantes da área também estão na expectativa de bons lucros com a construção do parque. O proprietário da Galeteria do Zé, que fica em frente ao equipamento, José Calixto, acredita que a conclusão de obra trará benefícios para todos os comerciantes da área. Ele disse ainda que os comerciantes que trabalham no entorno do parque colherão bons frutos em razão do grande número de visitantes no ambiente.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de agosto de 2023.