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MPPB usa quadros vivos para conscientizar sobre combate à violência doméstica

publicado: 08/03/2018 20h15, última modificação: 08/03/2018 20h15
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Oito atores da Companhia de Teatro Abner encenaram quadros vivos, com situações vividas em famílias afetadas por práticas machistas para silenciar, subjugar, desrespeitar e tirar a vida de mulheres - Foto: Ernane Gomes

tags: dia internacional da mulher , violência doméstica , teatro , campanha , mppb , ministério público


Redação com Assim-MPPB

“Estou toda me tremendo. Infelizmente, estou vendo aqui retratos da vida real. Trabalhei numa delegacia 18 anos e cenas assim eram comuns. Emocionei-me”, disse a funcionária pública aposentada Nedite Roque. Ela foi uma das centenas de pessoas que pararam no hall de um shopping no Centro de João Pessoa para ver a intervenção teatral da campanha promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), no dia 8 de março. O slogan ‘Não é amor. É violência’ ecoava no ambiente, levando homens e mulheres a refletirem sobre os males da violência doméstica e para a importância de prevenir e proteger.

Oito atores da Companhia de Teatro Abner encenaram quadros vivos, com situações vividas em famílias afetadas por práticas machistas para silenciar, subjugar, desrespeitar e tirar a vida de mulheres. A promotora de Justiça de Defesa dos Direitos da Mulher, Dulcerita Alves, acompanhou boa parte da intervenção teatral, interagindo com as pessoas que paravam para comentar a importância da campanha. “Precisamos dizer para as mulheres que elas precisam pedir ajuda, que elas não devem se calar diante da violência. A campanha foi uma das formas que encontramos para fazer isso”, disse.

O MPPB também está realizando capacitações e interlocuções com outros órgãos ministeriais para trabalhar mais efetivamente com a reabilitação dos homens enquadrados na Lei Maria da Penha. Os promotores de Justiça envolvidos nessa ação acreditam que punir por si só não basta e que é preciso evitar que os agressores reincidam nos crimes.

A mensagem contra a violência doméstica está sendo veiculada nos veículos de comunicação e nas redes sociais do Ministério Público (mppboficial), durante este mês de março. A campanha tem o apoio da Companhia de Teatro Abner e da Produtora Castanhola.