O navio-patrulha Guaíba P-41, da Marinha do Brasil, chega nesta sexta-feira (9) ao Porto de Cabedelo e no sábado (10) estará aberto à visitação no período das 9h às 16h. O tenente Carneiro será o Oficial responsável pela visitação ao navio. No domingo (11) o navio deixa o Porto de Cabedelo. Em 2016, o Porto de Cabedelo recebeu oito navios da Marinha, incluindo o Guaíba.
O navio Guaíba tem 46,5 metros de comprimento e atua desde 1994. Tem raio de ação de 2.200 milhas náuticas a 12 nós (10 dias); é equipado com um canhão Bofors L/70 de 40 mm; duas metralhadoras Oerlikon Mk-10 de 20mm em dois reparos singelos.
Equipamentos: uma lancha de casco semirrígido (RHIB), com capacidade para 10 homens e um bote inflável para seis homens, usados para salvamentos e abordagens. Um guindaste eletro-hidráulico com capacidade para 620 kg.
O Navio Patrulha Guaíba - P 41 é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a um rio homônimo que deságua na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Foi construído pelo AMRJ - Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
É subordinado ao 3º Distrito Naval, integrando o Grupamento Naval do Nordeste (GrupNNE), tendo como área de atuação o litoral dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, operando a partir de Natal-RN.
Em 2009, no mês de junho, participou das buscas aos destroços do vôo AF 447 da Air France, desaparecido no Atlântico Sul, na noite de 31 de maio a cerca de 450 milhas a noroeste de Natal-RN.