Notícias

em patos

Noite da Literatura Paraibana tem lançamento de livros e autógrafos

publicado: 20/07/2023 08h40, última modificação: 20/07/2023 08h40
WhatsApp Image 2023-07-19 at 19.54.17.jpeg

Diretor de Rádio e TV da EPC e escritor Rui Leitão lançou o livro “Revolucionárias”, em Patos - Foto: Lusângela Azevêdo

por Lusângela Azevêdo*

A Noite da Literatura Paraibana chegou à cidade de Patos, no Sertão do estado, com uma programação repleta de novidades. Embalado pela música ao vivo da cantora patoense Cyda Dyas, o evento foi realizado na noite de ontem, no auditório Emília Longo Fernandes, da Fundação Ernani Sátiro (Funes). O projeto itinerante é uma iniciativa da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio da Editora A União e da Livraria A União, que tem como objetivo difundir a cultura para o interior do estado, a promovendo para além dos grandes centros urbanos. Nesta edição, o projeto contou também com a parceria do Coletivo Cultural Derréis.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura e representante do Coletivo Derréis, Perla Alves, comentou a importância de encontros como este: “A Noite da Literatura Paraibana foi um evento de grande importância cultural para o nosso município, pois possibilitou a aproximação da literatura com os demais segmentos culturais. Foi uma noite especial de muitas trocas, conhecimentos e imersão cultural” .

Na abertura, o diretor de Mídia Impressa, William Costa, apresentou o projeto da EPC.

A Noite da Literatura Paraibana contou ainda com uma sessão de autógrafos e lançamento de livros, como “Revolucionárias“, de autoria do diretor de Rádio e TV da EPC e escritor Rui Leitão, uma coletânea de artigos publicados no Jornal A União entre 2022 e 2023, na série “Mulheres em Destaque na História”.

“Eu reuni uma coletânea de quarenta mulheres revolucionárias que se destacaram na História nacional e paraibana. São mulheres dos mais diversos períodos, setores e regiões do Brasil, que, com coragem e determinação, protagonizaram seu tempo. Entre as quarenta, reservamos dez paraibanas, dentre elas Margarida Maria Alves, Anayde Beiriz, Iris Crispim e Violeta Formiga”.

Também foi lançado “Catarse Literária”, de Marina Oliveira, livro de poemas de uma reeducanda que reflete vivências transformadoras dentro do cárcere através da participação em projeto de ressocialização.

Outras produções da Editora A União foram lançadas, a exemplo da “Antologia do Teatro Paraibano” e do quarto volume da coleção “Paraíba na Literatura”, que traz perfis biográficos de personalidades literárias do estado de diversas épocas, assim como a versão comercial das edições anteriores da mesma coleção.

Neste ano, o evento itinerante Noite da Literatura Paraibana já passou por João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa e Cajazeiras.

Ponto de cultura

Pela realização do evento, a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez, ressaltou que a Funes é um importante ponto de cultura do Governo do Estado no Sertão da Paraíba.

“Considero relevante pela sua estrutura e história. Que nós estejamos cada vez mais presentes nesse espaço, fazendo nossos lançamentos e dialogando com os agentes culturais de Patos. Esse processo de interiorização é fundamental para a EPC. Ou seja, continuar atuando em âmbito estadual e não apenas na capital”, projetou Naná Garcez.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de julho de 2023.