Notícias

Novembro Roxo: SES promove webinário sobre prematuridade

publicado: 13/11/2020 09h42, última modificação: 13/11/2020 09h42
36ed45b1-0e6e-4b70-a93d-86a0d1be55ca.jpeg

tags: NOVEMBRO ROXO , WEBINÁRIO , PREMATURIDADE , CORONAVÍRUS


Novembro é considerado o mês de conscientização da prematuridade. Para marcar a campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde e do Banco de Leite Anita Cabral, promoverá o Seminário Estadual do Mês da Prematuridade, de 16 a 18 de novembro. O evento será transmitido por webinário (videoconferência) e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/sYW3qSuJihff92t6A, até o dia do evento. 

Os inscritos receberão o link para o webinário por e-mail, e, posteriormente, os certificados de participação. Possíveis dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail alimentacaoenutricaosespb@gmail.com ou pelos telefones (83) 3211- 9028 e 9029.

O evento reunirá especialistas que apresentarão temas diversos, a exemplo do perfil epidemiológico da prematuridade no estado e sua rede de assistência; a importância da amamentação do bebê prematuro; atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso (Método Canguru); cuidados com o bebê, em caso de nascimento prematuro, entre outros.

De acordo com a programação, o seminário começa na segunda-feira (16), das 9h às 12h, com Webinário Nacional do Método Canguru. Às 12h30, haverá reunião com as 21 maternidades estaduais sobre os cuidados essenciais no nascimento de um prematuro, com a coordenadora geral da Rede Cuidar, médica Juliana Soares, que na terça-feira (17), das 10h às 13h, vai falar sobre a prematuridade no contexto da Covid-19 - perfil epidemiológico da prematuridade na Paraíba e a Rede de Assistência instalada no estado para atenção ao recém-nascido de baixo peso.

Terá ainda a experiência do acompanhamento dos bebês prematuros, do nascimento  ao follow up, no contexto da Covid-19, na Maternidade Frei Damião, com a coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Julia  Martins; Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), associada à Covid-19, com a diretora técnica do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, médica Fernanda Moraes, e a ONG Prematuridade.Com na Paraíba.

Na quarta-feira (18), das 14h às 16h, haverá encontro virtual da Rede Estadual de Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano, quando serão abordadas estratégias de captação e  criação  de  vínculo  com  doadoras  de  leite humano, com a coordenadora estadual da Rede de Bancos de Leite, Thaíse Ribeiro.

Das 16h às 17h, terá Encontro Virtual das Doadoras e Mães dos Receptores do Leite Humano, com apresentação dos serviços para as mães dos receptores na unidade e das doadoras.

Dados sobre a prematuridade - De acordo com dados da OMS, a prematuridade - nascimento antes de 37 semanas de gestação - é a primeira causa de mortalidade infantil, em todo mundo. Segundo dados do Unicef e do Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos realizados no país, são prematuros. Esse percentual coloca o Brasil na 10ª posição entre os países onde mais nascem crianças prematuras, contabilizando, aproximadamente, 300 mil nascidos prematuros todos os anos.

Quanto ao peso de nascimento, denominam-se os bebês com menos de 2 kg como baixo peso; muito baixo peso, com menos de 1,5 kg e extremo baixo peso, com peso menor que 1 kg.