O dia a dia da população é diretamente afetado pela mobilidade urbana, que depende dela para ter acesso a serviços como saúde, educação e lazer, para ir ao trabalho ou à escola e para transportar mercadorias. No intuito de melhorar esse conjunto estrutural, está sendo construído um viaduto sobre a BR-101, ligando o Bairro das Indústrias ao Conjunto Costa e Silva, em João Pessoa, o que ampliará as condições e as opções de deslocamento para os cidadãos. A obra vem sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), com investimento de mais de R$ 22 milhões, e deve ser concluída em junho de 2025.
Segundo o engenheiro Francisco Romário, gestor da obra, o ritmo da construção está dentro do que era esperado, sem nenhum percalço. “Já foram finalizadas as fundações da mesoestrutura, a montagem da armadura e a concretagem de oito pilares da travessia, com nove metros, além da superestrutura das vigas pré-moldadas, com 25 metros de comprimento. Atualmente, estão sendo realizados os serviços de concretagem de travessia e montagem de vigas. A próxima etapa será a concretagem das vigas e a montagem de escoramento da superestrutura”, explicou.
A obra promete solucionar os constantes problemas com engarrafamentos na região, além de diminuir a ocorrência de acidentes no local e melhorar o tráfego de veículos entre os dois bairros, oferecendo mais segurança e bem-estar para a população. Segundo destaca o engenheiro do DER, o viaduto que está sendo construído vai evitar o cruzamento de carretas e carros no retorno do Bairro das Indústrias, fazendo o tráfego de veículos fluir melhor.
Historicamente, o tráfego costuma ser intenso, nesse trecho, no qual os condutores de veículos enfrentam dificuldades para passar de um bairro para o outro, sobretudo em horários de pico. Com a obra, a meta é melhorar a mobilidade urbana na capital paraibana, a exemplo de outras iniciativas que vêm sendo executadas pelo Governo do Estado com esse mesmo objetivo, como o viaduto de Água Fria — interligação do Bairro Água Fria à Rua Presidente Raniere Mazzili, no Cristo Redentor, sobre a BR-230, em andamento — e a Ponte das Três Ruas, no Bancários, recentemente inaugurada.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de novembro de 2024.