Obras do parque e viaduto mudarão tráfego na Zona Sul

publicado: 04/04/2023 16h05, última modificação: 04/04/2023 16h05
Intervenções vão garantir lazer e melhora na mobilidade por ser alternativa à avenida principal dos Bancários
1 | 2
Três ruas vão ganhar espaços para lazer de crianças e idosos, espaço para prática de esportes, incluindo, ciclovias em uma área total de mais de 9,3 hectares. Obras seguem até novembro. Fotos: Evandro Pereira.
2 | 2
Equipes seguem trabalhando para construir viaduto, que se interligará ao Parque das Três Ruas, nos Bancários.
Obras Parque Três Ruas_F. Evandro Pereira (14).JPG
Construção da ponte de Interligação entre UFPB E Bancários_F. Evandro (8).JPG

Uma das obras mais aguardadas pela população pessoense, o Parque das Três Ruas, no bairro dos Bancários, tende a proporcionar mais lazer, tranquilidade, oportunidade para a prática de atividades esportivas e mobilidade urbana, principalmente, para os moradores da Zona Sul da capital. A obra, que foi iniciada em janeiro deste ano pela Prefeitura de João Pessoa, tem previsão de conclusão no mês de novembro e vai se integrar a outra obra construída pelo Governo do Estado: o viaduto que interliga os Bancários a UFPB/Castelo Branco pelas imediações do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU).

Para o morador do bairro dos Bancários, o construtor e compositor Marcos Farias, essa obra vai colocar o bairro como protagonista no que diz respeito à mobilidade urbana. “Além de valorizar o comércio, a construção civil vai proporcionar mais qualidade de vida às pessoas que transitam pela área, principalmente, quando for concluído o viaduto que está sendo construído pelo Governo do Estado que vai interligar a UFPB à região”, comemorou Marcos Farias.

Outro morador, Ednaldo França, enfatizou que a construção do Parque das Três Ruas vai atrair mais moradores para os Bancários porque vai ter um espaço generoso de lazer para jovens e idosos. “O Bancários é um bairro central que após a construção do parque e do viaduto, vai contribuir com a mobilidade, ou seja, os moradores poderão se deslocar com facilidade para diversos outros bairros, sem grandes problemas”, previu.

Segundo informações do secretário da Infraestrutura do município, Rubens Falcão, a construção do Parque das Três Ruas, vai modificar a dinâmica urbana dos Bancários. O parque vai ocupar uma área de 9,3 hectares, que será dividida entre três espaços: Recanto dos Esportes, Recanto das Crianças e Recanto das Árvores. Nesta primeira etapa, as máquinas já estão realizando a terraplanagem e retirada de canteiros das três vias.

Espaço terá mais opções para a prática de esportes e lazer

O projeto completo conta com a construção de uma rotatória, que vai se conectar com o viaduto que vem sendo construído pelo Governo do Estado, para ligar os Bancários e o Castelo Branco, em um investimento de R$ 15 milhões com recursos do Tesouro Estadual.

O parque vai contar com ciclovia, abrigo para paradas de ônibus, três decks de madeira, duas quadras de esportes, brinquedos adaptados para crianças, espaço para trilhas e caminhadas, playground, pista de skate, bicicletário e estacionamento.

“É uma ação que vai melhorar a vida da comunidade não só pela eficiência da mobilidade urbana, mas por trazer para toda a família a oportunidade de lazer, prática esportiva e contato com a natureza. O Parque também terá iluminação em Led, espaços de contemplação e convívio, com jardins para piqueniques, brinquedos rústicos de madeiras e outros adaptados para crianças com alguma deficiência ou necessidade especial”, informou o secretário.

Viaduto

A obra do viaduto vai contribuir para desafogar o tráfego na Zona Sul, em especial para os moradores do Bancários e Mangabeira. O viaduto que está sendo construído ao lado do Parque das Três Ruas, terá 80 metros de comprimento e 25 metros de largura, com altura máxima de 15 metros. O trecho terá 160 metros de comprimento, que vai das Três Ruas à UFPB, com pista dupla para o tráfego de veículos nos dois sentidos, além de calçadas e ciclofaixa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 4 de abril de 2023.