As obras de revitalização do Convento São Frei Pedro Gonçalves, mais conhecido como Conventinho, estão em fase de finalização e a previsão é de que sejam concluídas em dezembro. Após a reforma, o prédio, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, abrigará a Escola de Artes e a Biblioteca Municipal. O projeto de revitalização do Conventinho foi elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan-JP), é executado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra-JP), e conta com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O investimento é de cerca de R$ 6,3 milhões.
Nesta fase final das obras, que começaram no início de 2023, estão sendo executados serviços de pintura, limpeza geral, plantação de mudas nas áreas de canteiros, jardins e gramados, além da realização dos últimos ajustes para que haja a entrega do espaço à população. Segundo informações da Seinfra-JP, depois da revitalização, o espaço vai abrigar diversas atividades artísticas, como teatro, dança, artes plásticas e música. A reforma também contempla a construção de salas com estrutura para cursos e capacitações, uma biblioteca, espaços para convivência, praças, pátios, auditório e galeria de artes, onde vão acontecer apresentações artísticas. A administração do espaço ficará a cargo da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Além de potencializar o acesso à formação e ao consumo de produções artísticas, a reforma do Conventinho é uma ação que contribui para a revitalização do Centro Histórico da capital paraibana, que vem sendo estimulada por meio de outras ações e iniciativas, como o programa “Viva o Centro”, que prevê isenções fiscais para estimular a ocupação da região central do município, seja com atividade comercial e industrial, seja com a prestação de serviço e a moradia, além de ações de infraestrutura, urbanização, turismo e melhorias na mobilidade urbana. O programa conta com investimentos do Governo Federal, da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba.
O superintendente do Iphan na Paraíba, Emanuel Braga, destacou a importância dessa revitalização. “Vai dar utilidade ao espaço, entregando o prédio para uso da população”, disse. Daniel Sombra, diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan, durante a última visita realizada às obras do Conventinho, também ressaltou que a melhor forma de conservação do espaço é por meio da sua utilização. “É uma obra bonita e importante para o Centro Histórico da cidade. E a melhor forma de conservação é o uso que lhe será dado, com atividades educacionais, culturais e artísticas”, afirmou.
História
O Convento São Frei Pedro Gonçalves foi construído no início do século 20, com a função de servir de residência para os frades franciscanos e também abrigar o Colégio Seráfico da Nóbrega. Com a saída dos franciscanos, o conjunto arquitetônico passou por outras ocupações, chegando a abrigar o Centro de Recuperação Profissional do INSS. Com a saída da instituição federal, ele passou por um período de abandono, falta de manutenção e início de degradação.
A partir da aprovação do projeto de revitalização, que foi submetido e aprovado pelo Iphan, para ser executado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, houve a assinatura da ordem de serviço, em dezembro de 2022, e o início das obras, no ano seguinte.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de novembro de 2024.