Bayeux

Órgãos realizam ações para evitar novos alagamentos nas BRs 230 e 101

publicado: 01/06/2023 15h37, última modificação: 01/06/2023 15h37

por Alexsandra Tavares*

A situação de alagamentos provocados, há anos, pelas águas pluviais em bairros de Bayeux e em trechos da BR-230 e 101, próximos ao município, já tem uma sinalização dos órgãos públicos rumo a uma resolução. Uma reunião realizada essa semana com representantes da prefeitura, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) resultou na apresentação de propostas a curto e médio prazo que incluem desde a desobstrução de galerias pluviais, trabalhos de “tapa buraco” na rodovia, até serviços de saneamento básico.

O secretário executivo de Governo e Articulação Política da Prefeitura de Bayeux, Leo Micena, afirmou que coube a cada um dos órgãos envolvidos apresentarem propostas para resolver o problema. Entre as ações realizadas em caráter emergencial estão a limpeza das ruas e desobstrução das galerias pluviais.

Segundo ele, o alagamento em Bayeux é histórico porque a cidade precisa implantar o saneamento básico. No período chuvoso, a água que desce dos bairros situados na parte alta do município chega em grande volume na parte baixa, interferindo, inclusive, em trechos da rodovia 230 e 101, que cortam a cidade. Nesses trechos costumam-se formar congestionamentos por conta das poças d’água e dos danos registrados na via pública. A água pluvial arrasta grande quantidade de areia e lixo que se acumulam às margens da pista, agravando o problema.

Leo Micena reconheceu que o município também precisa fazer o calçamento das ruas, mas antes é necessária a conclusão do saneamento básico. “O Denit estuda elevar a pista, mas isso pode prejudicar os comerciantes que trabalham às margens da rodovia. Então, precisa ter todo esse estudo técnico do Dnit, Cagepa e prefeitura para uma solução de médio prazo,”, salientou ele, ressaltando que somente com a realização do saneamento básico e calçamento das ruas,  vai ocorrer a drenagem da água pluvial.

A Cagepa informou que está trabalhando no projeto de esgotamento sanitário das áreas alagadas, porém, o que causa transtorno na via são as ligações clandestinas de moradores que “conectam o escoamento de águas da chuva na rede de esgoto”. A Companhia destacou que a drenagem de águas pluviais não fica a cargo da estatal e que está disponibilizando caminhões de sucção para drenagem da água e auxílio na desobstrução dos canais no entorno da BR. O Dnit, por sua vez, informou que, até o final desta semana, serão concluídos os serviços paliativos de limpeza nos trechos da rodovia em parceria com a Cagepa e a prefeitura.

O coordenador de obras e projetos da prefeitura de Bayeux, Adriano Martins, confirmou que já começaram a ser realizadas as primeiras intervenções na área. Está ocorrendo, inclusive, a retirada de resíduos em trechos que margeiam a BR. “Cerca de 30 carradas de areia já foram retiradas na terça-feira e hoje (ontem). O serviço ganhou um reforço de mais caçambas para a limpeza desse material para que o Denit e a Cagepa possam fazer as intervenções que porão fim a essa problemática. A gente sabe que isso é um paliativo, mas quando as chuvas cessarem, a gente vai fazer um trabalho mais efetivo”, declarou Adriano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 1 de junho de 2023.