Rota cultural

Os caminhos que levam ao Brejo

publicado: 17/06/2024 09h06, última modificação: 17/06/2024 09h21
Lançada em Pilões, edição deste ano do Caminhos do Frio anuncia novidades envolvendo gastronomia e igrejas locais
1 | 3
Lançamento do festival reuniu prefeitos do Brejo e representantes do Governo do Estado | Fotos: Carlos Rodrigo
2 | 3
3 | 3
Caminhos-do-frio.jpg
caminhos-do-frio-2.jpg
caminhos-do-frio-3.jpg

por Sara Gomes*

O Brejo paraibano se prepara para vivenciar a cultura, a gastronomia e os roteiros turísticos da 19a Rota Cultural Caminhos do Frio, que começa no dia 1o de julho e segue até 8 de setembro, agregando 10 municípios. O Festival Gastronômico do Brejo Paraibano e a Rota das Igrejas Criativas são as novidades que integram a programação deste ano, anunciada ontem, no lançamento do evento na cidade de Pilões. A solenidade, realizada na Praça João Pessoa, contou com a participação de prefeitos de cidades do Brejo e representantes do Governo da Paraíba, além da apresentação de artistas locais.

Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Alagoa Grande, Remígio, Alagoa Nova, Borborema, Serraria e Bananeiras compõem a rota, que movimenta turisticamente a Paraíba no segundo semestre e é reconhecida, pelo Ministério do Turismo, como o maior evento integrado do mundo. Segundo o presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Jaime Souza, estão sendo investidos quase R$ 4 milhões no Caminhos do Frio 2024. “Esse evento não só valoriza a cultura popular e impulsiona o turismo, mas também desenvolve a economia local”, salientou.

O tema da rota deste ano foi inspirado no Movimento Armorial, vertente artístico-cultural de valorização da cultura popular nordestina, criada pelo escritor paraibano Ariano Suassuna na década de 1970. “A gente sempre quis homenagear Ariano Suassuna, pois ele é um ativista cultural. O Movimento Armorial valoriza a música, literatura, arte e teatro da cultura nordestina, assim como o Caminhos do Frio”, definiu Jaime.

Novidades

Entre as atrações do evento, que terá shows musicais de nomes de expressão nacional, como Flávio José, Vanessa da Mata e Santana, foi revelado que o Festival Gastronômico do Brejo Paraibano ocorrerá às quartas-feiras e a Rota das Igrejas Criativas, aos sábados. O primeiro, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vai reunir chefs renomados para ministrar aulas-shows em restaurantes, oficinas e cursos de sommelier de vinhos e cachaças. Já a segunda atração transformará as igrejas locais em palcos da cultura popular, apresentando orquestras e corais.

Destino consolidado

Para o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, a rota cultural é um destino turístico consolidado no país. “Estar no lançamento do Caminhos do Frio é ter a certeza de que, em 2024, vamos ter um grande festival. Durante o período, os municípios envolvidos na rota mais charmosa do Brasil terão ainda mais visibilidade, contando com o apoio da PBTur e da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico”, declarou.

Também presente na ocasião, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Miguel  Ângelo Gomes, disse que o Brejo do estado é modelo nacional de governança. “O governador João Azevêdo tem uma sensibilidade muito grande para a região, com investimento em infraestrutura de acesso, para que o Brejo fique mais acessível e seguro”, avaliou.

Já a prefeita de Pilões, Socorro Brilhante, celebrou a oportunidade de ser anfitriã do lançamento da rota. “É uma alegria receber os prefeitos do Brejo, os representantes do Governo do Estado e a imprensa, pois sempre tive um carinho por esse evento. Venham conhecer Pilões, a cidade das flores e de povo acolhedor”, convidou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de junho de 2024.