Nos últimos anos, a Paraíba tem vivido um crescimento no turismo, figurando em diversas pesquisas como um dos destinos mais procurados no Brasil e no mundo. Dados dos voos da Azul Linhas Aéreas, comparando o período de janeiro a julho, mostram que, em 2024, 22.611 passageiros vieram ao estado por meio da companhia. Já neste ano, o número subiu para 29.719 — um salto de mais de 20%. A tendência é que esse aumento mantenha-se para a alta temporada de 2025–2026, e, por isso, a empresa ampliará seus voos com destino às terras paraibanas. De dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, a Azul operará 230 voos para João Pessoa, enquanto a Azul Viagens, braço de turismo da companhia, reforçará sua operação, ampliando em 120% o número de voos dedicados para a capital, que contará com 22 viagens e mais de 30 mil assentos, impulsionando a oferta de pacotes para a Paraíba durante o verão.
Os números foram anunciados ontem, durante o Nordestur, evento sediado no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), na Praia de Tambaú, em João Pessoa. Na ocasião, a Azul ainda destacou que o aumento mais expressivo será na ligação entre o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e João Pessoa, que terá 600% mais voos diretos, chegando a sete frequências semanais e cerca de 11,7 mil assentos disponíveis no período. Também haverá crescimento de 71% na rota entre Belo Horizonte (MG) e a capital paraibana, voos diários partindo de Campinas (SP) e o dobro de frequências na ligação com Uberlândia (MG).
Segundo a titular da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, a parceria com a companhia aérea é de grande importância para fomentar ainda mais o setor turístico local. “Os novos investimentos da Azul reforçarão a quantidade de voos para a Paraíba, e isso mostra a força do turismo e do mercado daqui, revela que o turista quer vir para cá. É resultado de um trabalho de convergência do trade turístico, da hotelaria e dos investimentos que o governo fez, ao longo desses últimos anos”, avaliou, lembrando que o fluxo de turistas na alta temporada ainda deve ser alavancado pelos festivais de verão e pelos eventos culturais promovidos na orla da Paraíba.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, reforçou que o crescimento do turismo é positivo e que a Azul tem sido uma aliada de impacto. “Estamos crescendo de forma muito acentuada, e a Azul é uma parceira importante. Tudo isso é fruto de um trabalho do Governo da Paraíba, por meio da PBTur e da Setde, que vem investindo fortemente, nos mercados nacional e internacional, para atrair cada vez mais turistas e, com isso, movimentarmos a economia e injetarmos dinheiro novo, não só para João Pessoa, mas para toda a Paraíba”, ressaltou.
“Esse trabalho de promoção turística tem trazido muitos frutos, porque não é só colocar os voos e hoteis à disposição, mas atrair os turistas”, observou a head de Negócios da Azul, Giulliana Mesquita. “No ano que vem, a gente cresce em mais de 120% a quantidade de assentos em voos dedicados, com foco no turista, sobretudo partindo de Congonhas, que terá voos diários para João Pessoa. Isso só carimba o sucesso que a Paraíba vem tendo em todo o Brasil”, frisou.
Também presente no Nordestur, o secretário da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, apontou que o estado atravessa um bom momento em áreas diversas. “São vários índices positivos. No crescimento do varejo, estamos em segundo lugar no país, o comércio está ganhando impulso. E, com relação ao turismo, isso vem para potencializar nossa economia. Com o Pólo Turístico Cabo Branco, que está em desenvolvimento, poderemos ver um crescimento ainda maior nesse setor”, projetou.
Já Gustavo Paulo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (Abih-PB), falou sobre a preparação do setor para recepcionar os visitantes: “A hotelaria está pronta e cada vez mais se especializando para atender aos turistas mais exigentes que nos visitam, e sabemos da importância dessa movimentação turística para o nosso desenvolvimento e crescimento econômico”.
O evento contou, ainda, com a presença do secretário de Turismo de João Pessoa, Victor Hugo, e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL-JP) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no estado (Abrasel-PB), entre outras entidades.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de agosto de 2025.