por Laura Luna*
Começou ontem um dos maiores eventos de vôlei de praia do mundo. O Volleyball World Beach Pro Tour reúne 96 equipes de 27 países, que se enfrentam até o próximo domingo, em Tlaxcala, no México. Da Paraíba, Victor e Renato jogaram pelo qualyfing ainda na manhã de ontem. Outra representante paraibana é Andressa, que junto à parceira Vitória estreiam hoje na chave principal.
Atual campeã sul-americana adulta, Andressa Cavalcanti Ramalho, de 25 anos, começou a jogar com Vitória de Souza em 2020. No currículo a paraibana reúne conquistas importantes como o título de campeã mundial Sub-19 em 2014 (Portugal), campeã da etapa de Coquimbo (Chile) do Circuito Sul-Americano de 2020 e vice-campeã geral do Challenger em 2019. Para o presidente da Federação Paraibana de Voleibol, Carlos Fernandes (Cascata), há chances sim da dupla conquistar um lugar no pódio. “Nesse formato de competição elas sempre se deram muito bem, sempre muito focadas, muito bem preparadas o que nos deixa muito esperançosos”.
A atleta, que disputa hoje a primeira partida, falou da força das equipes brasileiras, inclusive as femininas, que foram direto para a disputa principal. “Só mostra quantas duplas de qualidade o Brasil tem, inclusive da nova geração, o que representa à renovação do esporte”, pontuou a atleta de 25 anos, referindo-se à média de idade das jogadoras que gira em torno dos 20 aos 25 anos. Andressa falou da expectativa para a competição. “São altas, nosso time vem treinando bastante, fizemos uma pré-temporada forte com três meses de treino, sem competir, só focando e agora chegou o momento de colocar tudo em prática”. O objetivo da dupla, que treina em João Pessoa, é chegar entre as quatro melhores do Mundial. “A gente veio para dar o nosso melhor e vamos lutar por isso. Vai ser um grande circuito, só com duplas boas e eu espero que todos na Paraíba e no Brasil acompanhem”.
Disputam ainda o Mundial, na chave principal, as duplas femininas Barbara Seixas e Carol Solberg, que formaram parceria no início da temporada de 2021; Taina Bigi e Victoria Tosta, juntas desde 2018; Taiana Lima e Hegeile Almeida, que estrearam em novembro do ano passado além de Elize Maia e Thamela Coradello, também juntas desde o ano passado. No masculino, apenas Alison e Guto disputam entram direto no torneio principal. Já a lista do qualifying incluiu Bruno Schmidt e Saymon, Renato e Vitor Felipe, Arthur Lanci e Pedro Solberg além de Arthur e Adrielson.
O Volleyball World Beach Pro Tour começou com a qualificação de 32 equipes. Oito equipes de cada gênero avançam para a chave principal de 24 equipes, que será disputada de hoje até o próximo domingo. O sorteio principal conta com seis grupos com quatro equipes cada. As três melhores duplas classificadas na conclusão do sistema de jogo de pool modificado avançam para o playoff, jogado no formato de eliminação única. As disputas de medalhas em ambos os sexos acontecerão no último dia do campeonato.
Início na quadra
De acordo com dados da CBV, Andressa é fã de cinema e praia. A pessoense começou jogando vôlei de quadra e mudou-se para as areias a convite do atual preparador físico. Os bons resultados em torneios de base chamaram a atenção do técnico Júlio Kunz, que convocou a atleta para um período de treinamentos em Saquarema. O bom desempenho foi constatado ainda nas primeiras competições. Em 2013 Andressa disputou o Mundial Sub-19 ao lado de Paula Hoffmann, terminando em quinto lugar. Em 2014, disputou o Mundial Sub-21 ao lado de Roberta Glatt e foi campeã mundial Sub-19 atuando ao lado da sergipana Duda. Formou longa dupla com a também sergipana Tainá, e em seguida ao lado da paraense Vivian e da carioca Maria Clara. Disputou torneios também ao lado de Renata e Andrezza, e em 2018 se juntou com a medalhista olímpica Juliana, com quem subiu pela primeira vez ao pódio do Brasileiro. Atualmente a paraibana faz parceria com a niteroiense Diana. Em 2020, passou a formar dupla com Vitória, com quem disputa o Mundial do México.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de março de 2022