Notícias

Literatura

PB marca presença na XV Bienal

publicado: 30/09/2025 08h41, última modificação: 30/09/2025 08h41
Governo e EPC levam autores locais para Olinda, valorizando o intercâmbio e gêneros como cordel, poesia e biografia
2024.07.30 Livraria A União Fachada © Leonardo Ariel (3).JPG

Selecionados pelo edital Arte na Bagagem 2025, escritores lançarão suas obras no espaço da Livraria A União, instalado no evento | Foto: Leonardo Ariel

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), órgão vinculado ao Governo do Estado, em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), vai levar 27 escritores para a XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece de 3 a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Olinda (PE).

A seleção está sendo feita por meio do edital Arte na Bagagem 2025 — XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, lançado no dia 5 de setembro, com divulgação do resultado final amanhã, que vai trazer os nomes dos autores e obras literárias a serem lançadas no espaço da Livraria A União — EPC durante a Bienal. Os selecionados receberão um prêmio no valor de R$ 3.000 destinados ao custeio de despesas pessoais, como transporte, alimentação e logística de exemplares.

Estão sendo selecionadas obras literárias nos gêneros romance, conto, crônica, cordel, poesia, literatura infantojuvenil e biografia. Podem se inscrever autores paraibanos natos, assim como autores de outros estados brasileiros que residam na Paraíba há, no mínimo, dois anos, mediante comprovação de residência.

O resultado final será divulgado nos sites da EPC e da Secult-PB, bem como nas redes sociais de ambas as instituições, juntamente com a programação dos lançamentos.

Brasil e mundo afora  

O diretor de Mídia Impressa da EPC, William Costa, destaca que a Editora A União e a Livraria A União, ambas da empresa, têm participado de importantes feiras e festivais literários, tanto no Brasil quanto no exterior. “Estivemos, por exemplo, no ano passado, em Porto Alegre, cuja feira é uma das mais respeitadas do país, e neste ano participamos da Feira do Livro de Coimbra, em Portugal. A participação na XV Bienal de Pernambuco consolida essa presença da EPC no mercado nacional e internacional de livros”, afirmou William.

A Paraíba foi o estado convidado da 70a Feira do Livro de Porto Alegre, homenagem justificada pelo seu destaque como berço da literatura de cordel. O Governo da Paraíba, por meio da EPC, participou da feira de 1 a 20 de novembro de 2024. Além do estande da Livraria A União, a Paraíba promoveu a mesa-redonda “De repente prosear faz nascer a cantoria e o verso de cordel”, composta pela jornalista Naná Garcez, diretora-presidente da EPC, que representou o governador João Azevêdo; pelo violeiro repentista Oliveira de Panelas; e pela professora Joseilda Diniz, consultora de Cultura e curadora da Literatura de Cordel no Museu de Arte Popular da Paraíba (Mapp).

De 20 a 29 de junho deste ano, os escritores paraibanos Sérgio de Castro Pinto e Marília Arnaud participaram da Feira do Livro de Coimbra, na cidade portuguesa que dá nome ao evento. Eles integraram mesas-redondas e debates sobre a desmaterialização do patrimônio intelectual e cultural, promovendo diálogos e intercâmbios com outros escritores lusófonos sobre descolonização. A participação paraibana foi viabilizada por uma parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secult-PB e da EPC, e o Governo de Portugal, intermediada pela Associação Portugal Brasil 200 Anos. A curadoria do evento foi responsável pela seleção dos dois escritores locais convidados.

William Costa ressaltou que “a presença da EPC na Bienal de Pernambuco é um marco na história da empresa. Nunca tivemos uma participação tão efetiva, fortalecida pela parceria com a Secult. É um momento muito especial, em que os autores paraibanos terão contato direto com o público da Bienal, que chega aos milhares. Além disso, toda a produção editorial da EPC, com o selo da Editora A União, estará à venda, com alguns autores realizando lançamentos”.

Três décadas

Consolidado como o terceiro maior evento literário do país e o principal do Nordeste, em sua edição comemorativa de 30 anos, o evento apresenta o tema “Ler é sentir cada palavra”, reforçando a importância da leitura como experiência sensorial e acessível a todos. A Bienal é realizada com o incentivo da Lei Rouanet, do Governo Federal, tem patrocínio premium da Petrobras e realização assinada pela Cia de Eventos, Ideação e Vox Produções.

Por meio deste link, saiba mais sobre a Bienal

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de setembro de 2025.