Notícias

PB sedia 'Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017'

publicado: 12/12/2017 20h05, última modificação: 12/12/2017 20h47
4.jpg

Secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, abriu o evento no Hotel Tambaú - Foto: Diego Nóbrega

tags: encontro nacional , censo de educação básica , governo da paraíba , sede


A Paraíba está sediando, desde esta terça-feira (12), o 'Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017'. O evento ocorre até esta quarta-feira (13), no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa, e conta com secretários da Educação, professores e técnicos em educação de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. O tema 'Política Nacional de Alfabetização: Programa Mais Alfabetização', proferido por Raph Gomes Alves, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação e Cultura (MEC), abriu o Encontro.

Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, destacou que, ao sediar o 'Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017', a Paraíba é reconhecida pela qualidade do trabalho desenvolvido pelo governo do estado na melhoria da educação. “A Paraíba é um dos estados que mais realiza avaliações no país em conjunto com os municípios, buscando elevar ainda mais a qualidade do ensino público. Temos ainda investido em nossos profissionais para que tenham a capacidade de pegar o resultado dessas avaliações e converter em mudança na sala de aula, na aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.

Aléssio Trindade adiantou que, em 2018, a Secretaria da Educação criará o Mapa de Intervenção Pedagógica. “Além dos avanços que temos conquistado, significa na prática que, com esse dispositivo, o professor terá condições de avaliar com precisão a competência dos alunos em matemática e português”, explicou, destacando que serão avaliados alunos do 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental.

Raph Gomes, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do MEC, ressaltou a importância do evento sediado na Paraíba. “É uma ação que demonstra a abertura para o diálogo, reconhecendo o trabalho de cada um dos técnicos em educação que cuidam do censo escolar, além de reforçar a troca de experiência, algo fundamental no desenvolvimento da educação”, disse.

A presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, disse que o 'Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017' é uma grande troca de experiência entre os envolvidos com o censo escolar. “Estão reunidos representantes de todas as unidades da federação, que contribuem na composição do censo da educação básica, o que nos permite estruturar e monitorar todas as políticas de avaliação”, pontuou. “A Paraíba tem uma participação muito importante nesse sentido, fornecendo os dados necessários para o censo, algo fundamental tanto para o Inep quanto para o MEC”, prosseguiu.

O coordenador do Censo da Educação Básica na Paraíba, Antônio Caldas, afirmou que o estado mais uma vez sai na frente ao sediar o evento. "É um momento muito singular na história da educação paraibana, já que o encontro é sobre a principal orientação de políticas públicas para o setor, que é o censo da educação básica. A Paraíba tem muito o que compartilhar com outros estados", ressaltou.