PBTur lança 12ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio

publicado: 21/06/2017 00h05, última modificação: 21/06/2017 07h53
caminhosdofrio.jpg

No lançamento, o Fórum de Turismo do Brejo apresentou também o aplicativo contendo as informações do evento, que começa em julho - Foto: Marcos Russo

tags: caminhos do frio , governo da paraíba , pbtur , secretaria da cultura

Rachel Almeida - Especial para A União

A 12º edição da Rota Cultural Caminhos do Frio foi lançada na tarde dessa terça (20) pelo Fórum de Turismo do Brejo, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Conhecido como o principal evento cultural da Paraíba, o evento conta com a participação de nove municípios e uma expectativa de atrair mais de 200 mil pessoas este ano.

Dentre as novidades na atual edição, estão apresentações de artistas 100% regionais, um site onde a população pode se inteirar sobre cada cidade, um aplicativo com a novidade para a plataformas IOS e Windows Phone, informando cada programação, que será lançada no dia 30 deste mês, e um jogo em alusão ao evento, que vai ser lançado no dia 3 de julho para estudantes da rede pública do Estado.

A abertura vai ocorrer no dia 4 de julho, na cidade de Areia, e a Rota Cultural se encerra no dia 4 de setembro, em Alagoa Grande. Os municípios que estão inseridos na programação são as cidades de Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Grande e Alagoa Nova.

O evento tem a parceria da PBTur, Secretaria do Estado da Cultura, Comunicação, Funesc e Sebrae/PB. Nomes importantes da cultura regional como Tom Oliveira (Serraria), Alcymar Monteiro (Remígio), Chico César (Bananeiras), Cezzinha (Pilões), Amazan (Serraria), Os Gonzagas (Alagoa Nova), Lara Amélia (Areia)  e Jackson Envenenado (Alagoa Grande) vão marcar presença nas principais atrações dessas cidades incluídas na Rota Cultural.

De acordo com o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergirson Silvestre, a expectativa de público aumentou em 30% em comparação ao ano passado, explicando que esse crescimento é justificado pela crise econômica, que faz com que a população opte por viajar dentro da Paraíba, ao invés de sair do país. Segundo Sergirson, os turistas que mais frequentam a Rota Cultural são de João Pessoa e de cidades do Rio Grande do Norte, e, segundo ele, foram investidos mais de R$ 2 milhões para a realização do evento. "Este ano vai ser totalmente voltado para a raiz nordestina, com artistas da terra, grupos de danças e teatrais regionais, além de uma maior interatividade com o público, por meio do jogo, site e aplicativo", acrescentou. O presidente do Fórum também lembrou que em breve será realizado o lançamento do Raízes Culturais, com a participação de oito cidades, que ainda não foram confirmadas.

A Rota Cultural Caminhos do Frio movimenta toda uma região durante dois meses, fazendo com que este seja um evento de extrema importância para a cultura nordestina, de acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino. A presidente comentou que pequenos investidores e comerciantes são estimulados e, mais do que economicamente, as pessoas são mobilizadas e envolvidas na cultura local e a autoestima das cidades é elevada, porque os turistas e a população começam a valorizar cada município. "Esse é um evento que mexe com o interior das pessoas, e vai envolvendo toda a comunidade", relatou Ruth Avelino.

A programação de cada uma das cidades pode ser acessada pelo portal www.caminhosdofrio.com e pelo aplicativo para smartphones com sistema IOS.