Notícias

Pé no Espaço: Socioeducandos da Semiliberdade conhecem equipamentos do Espaço Cultural

publicado: 17/09/2021 08h33, última modificação: 17/09/2021 08h33
socioeducandos.jpeg

tags: pé no espaço , socioeducação , semiliberdade , espaço cultural

No Planetário, na Gibiteca Henfil, no Cine Banguê, no Teatro de Arena. Em qualquer desses equipamentos, 10 socioeducandos da Semiliberdade puderam entrar e conhecer as atividades dentro do projeto ‘Pé no Espaço’. A visita foi possível graças à parceria entre a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Este é o segundo grupo que participa da visita guiada à Funesc em 15 dias. 

O adolescente J.A. (16), que sonha em ser veterinário ou policial ambiental, achou muito interessante a atividade. “Não sou acostumado a ver filmes que trazem para minha realidade de casa, da família”, comentou demonstrando que compreendeu a mensagem do curta ‘Menino Azul’, de Odécio Antonio e roteiro de Aécio Amaral. Ele também se encantou quando identificou o cenário, já que o filme teve cenas rodadas nos bairros José Américo e Água Fria, com elenco composto por paraibanos como Nanêgo Lira, Buda Lira e Luis Carlos Vasconcelos.

S.C., também de 16 anos, achou o filme muito legal.  Segundo o adolescente, o que lhe chamou atenção foi o amor da mãe pelo filho, que protegia do tio alcoólatra, temendo má influência. S. C. também destacou a atividade fora da unidade socioeducativa como uma boa oportunidade para ocupar a mente. “Mente desocupada é oficina do diabo”, lembrou do ditado popular. 

A exemplo dos adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), os socioeducandos da Semiliberdade também conheceram, pela primeira vez, a Gibiteca Henfil, onde receberam informações sobre o acervo e foram presenteados com um kit contendo gibis, cordéis e livro. No Planetário, a curiosidade justificou as inúmeras perguntas feitas a Damião Carvalho, diretor do setor.

Para o diretor da Semiliberdade, Marcondes José da Silva, momentos como esse tanto são especiais para os adolescentes como para a unidade da Semiliberdade. “A direção ter esse momento ímpar, oportunizado pela Fundac, de trazer esse conhecimento para os adolescentes que realmente não conheciam, é muito bom”, disse. “Aqui tem coisas novas que até eu não conhecia, como o Planetário, e acho que para o adolescente foi um momento único. A gente vê no semblante e nos olhos deles a alegria por estarem aqui hoje”, disse, ressaltando que é “muito gratificante e é isso que se quer levar para a socioeducação, todo esse conhecimento que o Estado dá pra eles e que muitos não conhecem”, comentou. 

A abertura das atividades foi feita pelo presidente da Funesc, Pedro Santos, pelo coordenador de Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, Nilton Santos, representando também a presidente da Fundac, Waleska Ramalho. As atividades contaram também com o apoio e assistência de Humberto Lopes (ator e gerente de Teatro), Cris Lucena (gerente de audiovisual), Damião Carvalho (gerente do planetário), Tatiana Cavalcanti (diretora da Gibiteca Henfil) e Gian Orsini (diretor do Cine Banguê). Participaram também Marcondes José (diretor da Semiliberade), Uêgylla Keitilly (pedagoga), Mara Fonseca (Assistente Social), ambas da Semiliberdade; Orlando Jr e Edson (eixo esporte, cultura e lazer/Fundac) e vários agentes socioeducativos. Ao final, todos os adolescentes receberam brindes e um lanche.