Semana Santa

Peixes para um feriadão de fartura

publicado: 28/03/2024 09h13, última modificação: 28/03/2024 09h13
Tradicional iniciativa da Empasa distribui pescados do Programa de Piscicultura para funcionários carentes
WhatsApp Image 2024-03-28 at 09.12.40.jpeg

Ação de ontem beneficiou profissionais da Empasa, da Sedap e terceirizados | Foto: Evandro Pereira

por Samantha Pimentel*

Na manhã de ontem, a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), localizada em João Pessoa, realizou uma distribuição de pescados para os funcionários mais carentes do local. A iniciativa já é tradicional, beneficiando cerca de 600 profissionais da empresa, além de pessoas ligadas à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e terceirizados.

Segundo o engenheiro de pesca da Sedap e coordenador estadual do Programa de Piscicultura, Celso Duarte, foi distribuída cerca de uma tonelada de pescados, das espécies tambaqui e tambatinga, como forma de popularizar esses peixes, ainda pouco conhecidos pela população, em uma ação que vem sendo realizada há mais de 30 anos. “Essa é uma forma de valorizar o nosso pessoal carente da empresa. O objetivo não é lucrativo, é conscientizar o pessoal com relação a esse pescado. A gente distribui muitos alevinos [peixes jovens] dessas espécies, através da Sedap, então temos que mostrar também o sabor que elas têm para o nosso pessoal”, explica.

Frutos da Estação de Piscicultura, situada no município de Itaporanga, os peixes distribuídos são pescados que não seriam comercializados nem servem para reprodução. De acordo com Celso, eles também não são alevinos, e sua distribuição é uma forma de garantir que os funcionários da Empasa tenham peixes de qualidade para o feriado da Semana Santa.

Programa

Na Estação de Piscicultura de Itaporanga, são desenvolvidos alevinos que atendem pequenos e médios produtores rurais, agricultores familiares e famílias de baixa renda que residem em áreas próximas a grandes mananciais do estado. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Piscicultura, que tem o objetivo de promover ações voltadas à geração de emprego e renda no campo, melhorando a vida das pessoas, tanto no setor econômico como no social.

A estação atua há 37 anos, sendo uma unidade pioneira do Governo da Paraíba, fruto do Projeto Cooperar, e que produz quatro espécies de peixes de água doce: carpa, tilápia, tambaqui e tambatinga. Celso destaca que o sucesso do projeto lhe permite atender diversos açudes do estado: “A nossa meta esse ano é produzir 10 milhões de alevinos, fomentando a produção de pescados nos açudes da agricultura familiar. São cerca de cinco mil açudes que esse programa atende”.

A distribuição dos alevinos através da Sedap ocorre por meio de demanda, atendendo solicitações de produtores rurais, que devem enviar ofício à secretaria pedindo a inclusão de determinado açude junto ao programa. Com isso, após todo o procedimento necessário e a liberação por parte do órgão, é feito o agendamento para a entrega dos alevinos conforme solicitação.

Mais entregas

A Semana Santa tem sido marcada por iniciativas similares de distribuição de pescado a famílias em situação de vulnerabilidade social pelo estado. Na última terça-feira, a Prefeitura de Santa Rita realizou sua tradicional entrega de peixes para moradores registrados nos Centros de Referência de Assistência Social do município. A ação também se estendeu a ONGs e entidades filantrópicas que acolhem a população carente da cidade.

Ontem, foi a vez de a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Assistência Social, entregar 22 toneladas de pescado do tipo corvina para mais de 10 mil lares. A iniciativa, que integra o projeto Peixe na Mesa, foi realizada em 80 pontos distribuídos pela cidade e também forneceu leite de coco para o preparo típico do peixe na região, além de chocolate para as crianças, seguindo a tradição pascal.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de março de 2024.