Polícia apreende mais de 10 toneladas de drogas na PB em seis anos

publicado: 07/11/2017 18h05, última modificação: 07/11/2017 18h48
5.jpg

Programa Paraíba Unida pela Paz vem combatendo o tráfico de drogas em várias regiões do Estado - Foto: Secom-PB

tags: apreensão de drogas , polícia militar

José Alves

Desde que foi lançado no ano de 2011, o 'Programa Paraíba Unida pela Paz', unificando as forças de segurança pública no combate ao tráfico de drogas, foram apreendidos pelas Polícias Civil e Militar 10,1 toneladas de entorpecentes no estado. As substâncias mais apreendidas foram maconha, crack e cocaína. Só no ano de 2016, a polícia apreendeu 1.239 quilos de drogas, e este ano, até essa terça-feira (7), já foram apreendidos mais de 250 quilos de entorpecentes. Toda a droga apreendida é levada com autorização da Justiça para a incineração.

Na noite da segunda-feira (6), a Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com a Polícia Militar da região de Juazeirinho, apreendeu durante uma ação integrada na BR 230 aproximadamente 800 gramas de cocaína e prendeu em flagrante Adriana da Nóbrega Silva, 29 anos. Ela foi autuada pelo crime de tráfico de drogas. De acordo com o titular da seccional, delegado Henry Fábio, a Polícia Civil recebeu a informação de que uma mulher estaria transportando uma certa quantidade de cocaína que seria entregue a dois homens em Juazeirinho. “Ao recebermos a informação, bloqueamos a BR-230 e passamos a interceptar todos os veículos, até encontrar a jovem e apreender a droga que estava com ela", disse o delegado de Juazeirinho.

Outra apreensão incluindo cinco quilos de maconha, dois quilos de crack e 30 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão, também foi feita na segunda-feira pela PM. Todo o entorpecente estava em uma casa apontada pela polícia como um dos principais pontos de vendas de drogas da cidade de Pedras de Fogo que fica na divisa entre Paraíba e Pernambuco. Na ação policial foram presos um homem e uma mulher, cujo os nomes não foram revelados. Mais uma vez, a polícia conseguiu chegar até o local e fazer a apreensão, através de denúncias anônimas. Os suspeitos e toda a droga foram levados para a delegacia da cidade de Alhandra.

O trabalho continua

Segundo o sargento Luiz Duarte, o trabalho da Polícia Militar não para e em alguns casos a população ajuda muito no combate às drogas, ligando para o número 190. Só no mês de março, a Polícia Militar apreendeu 152 quilos de maconha, crack e cocaína. O trabalho da PM resultou na prisão de 26 suspeitos em flagrante. As apreensões contaram com o apoio dos núcleos de inteligência da corporação, que levantaram informações fundamentais para desarticular o tráfico em vários locais do estado. A maior quantidade de drogas apreendida no mês de março foi registrada em ações policiais nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Rio Tinto, Campina Grande e Cajazeiras.

Cães farejadores

O trabalho realizado pela inteligência da PM e a ação dos policiais no combate ao tráfico de drogas conta com a participação de dois cães farejadores: Messi (da raça labrador) e Crazy (da raça pastor-alemão). A dupla, que pertence ao Canil do Batalhão de Operações Especiais, foi utilizada em várias ações e operações de combate ao tráfico na Grande João Pessoa. Muito bem treinados, os cães acham drogas em locais que os traficantes escondem, acreditando que não serão descobertos, a exemplo de compartimentos que são usados para guardar ossos humanos, em cemitérios, mas os cães acabam encontrando tudo pelo faro aguçado.