Polícia apreende mais de 300 quilos de droga em kombi da Prefeitura de João Pessoa

publicado: 26/01/2017 00h05, última modificação: 26/01/2017 17h56
seds policia desarticula quadrilha e faz apreensao de drogas (2).JPG

Servidor da Prefeitura de João Pessoa confirmou que a kombi que transportava a droga pertence ao Viveiro Municipal da Semam - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: apreensão , drogas , joão pessoa , segurança pública , kombi , pmjp , prefeitura de joão pessoa

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do trabalho investigativo da Delegacia de Crime contra do Patrimônio (DCCPAT), desarticulou, na noite dessa quarta-feira (24), uma quadrilha composta por quatro pessoas e apreendeu mais de 300 quilos de droga na cidade de João Pessoa. A ação policial teve início no Bairro de Água Fria, momento em que foi abordada uma kombi, que foi confirmada por um servidor da Prefeitura Municipal de João Pessoa como pertencente ao Viveiro Municipal de Plantas Nativas, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Foram presos Daniel Teixeira de Andrade, 25 anos; Diego de Oliveira Rodrigues, 22 anos; Isamel Simplício Maximiniano, 23 anos; e Alexandre Batista da Silva, 29 anos.

De acordo com o delegado Aldrovilli Grisi, da DCCPAT, os policiais estavam próximo ao local da prisão, realizando outro trabalho investigativo, quando recebeu uma denúncia anônima, pelo telefone 197 – Disque Denúncia da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, com informações de que havia um veículo que estaria transportando droga naquelas proximidades.

Atenta às informações repassadas, de imediato, a Polícia se deslocou até o local informado e fez a abordagem, onde constatou o crime. Após a apreensão de parte da droga que estava no veículo, a equipe policial seguiu para duas residências, localizadas em Mangabeira II e VII, e que pertencem a Alexandre Batista, natural do Rio de Janeiro, sobre o qual existe suspeita de fazer parte do Comando Vermelho. Nas residências, foram localizados e aprendidos 129 tabletes de maconha e quatro quilos de cocaína.

Ação policial teve início no bairro de Água Fria; quatro foram presosAinda foram apreendidos três veículos, sendo duas motos e outro carro Fiat Strada que, segundo a polícia, pertence a um agente penitenciário. No entanto, um dos presos, Isamel Maximiniano Coelho, que seria filho do agente penitenciário, garantiu que pegou o veículo escondido do pai.  Também foram apreendidos com a quadrilha balança de precisão, celulares e um carregador de pistola calibre 380, material que seria utilizado para comercialização da droga.

A autoridade policial informou que um dos presos garantiu que a origem da droga, que acredita estar avaliada entre 500 a 900 mil reais, dependendo de como seria comercializada, seria do Estado do Rio Grande Norte. O delegado salientou que pode ter sentido, haja vista que com a chegada do Exército em Natal, devido o clima tenso dos últimos dias, essas quadrilhas queiram buscar refúgios em outros Estados vizinhos para poder continuar realizando crimes. “Porém, aqui na Paraíba, a Polícia está vigilante e trabalha com muito rigor no combate de crimes que possam tirar a paz da população”, afirmou.

O delegado fez questão de frisar que não se trata apenas de apreensão de drogas, mas, sobretudo, tirar de circulação elementos perigosos que possuem teorias extremamente apuradas para a prática dos crimes e que outros, em breve, serão presos. “Nós estamos tirando das ruas não somente drogas, mas indivíduos que ferem diretamente o homem de bem, finalizou Aldrovilli Grisi. Os presos serão interrogados durante audiência de custódia, em seguida serão encaminhados para o presídio Roger onde ficarão à disposição da Justiça.

Nesta quinta-feira (26) a Prefeitura de João Pessoa emitiu uma nota a respeito do afastamento do servidor. Confira na íntegra:

Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura afasta servidor acusado de tráfico de drogas

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, esclarece que, tendo em vista a prisão efetuada na madrugada desta quarta-feira, 25, por policiais da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio, de seis pessoas acusadas de tráfico de drogas, utilizando um veículo com adesivos da PMJP, tomou todas as providências legais em relação ao caso.

O funcionário da Prefeitura, lotado na Semam, preso durante a operação, é prestador de serviço há mais de dez anos. Ele foi afastado das funções e responderá a processo disciplinar administrativo, respeitado o direito de defesa.

*Matéria atualizada às 11h45 de 26.01.2017 para acréscimo de informações a respeito da origem da kombi; e às 17h54 para acréscimo da nota da Prefeitura de João Pessoa.