Polícia resgata 31 aves silvestres e detém suspeito em Santa Rita

publicado: 14/01/2018 11h28, última modificação: 14/01/2018 11h28
14-01-2018-F-pássaros.jpg

Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo, e depois serão devolvidos à natureza - Foto: Secom-PB

tags: batalhão de polícia ambiental , operação voo livre , pássaros , feira , santa rita , polícia militar

Da redação com Secom-PB

O Batalhão de Polícia Ambiental deflagrou, no início da manhã do sábado (13), a ‘Operação Voo Livre’, que ocupou a feira do centro da cidade de Santa Rita e resgatou 31 animais silvestres que estavam sendo comercializados no local. Um homem foi detido em flagrante e encaminhado para a 6ª Delegacia Distrital. Além de ser autuado por crime ambiental, o suspeito foi multado, com um total de R$ 3,5 mil por comercializar irregularmente sete aves silvestres das que foram apreendidas durante a operação.

As espécies resgatadas na operação, que faz parte das atividades de combate aos crimes ambientais, são caboclinho, sanhaço, corda negra, tiziu, papa-capim, canário da terra e golado. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo, e depois serão devolvidos à natureza.

O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Cristóvão Lucas, disse que as operações desencadeadas nas feiras livres vêm sendo responsáveis por inibir o comércio de animais silvestres no estado. “E vão continuar, pois temos o objetivo de desarticular esses pontos de comercialização que alimentam um mercado criminoso e lucrativo com a venda de aves silvestres, muitas delas com risco de desaparecer da fauna brasileira, então iremos apertar o cerco ainda mais”, disse.