Polícia Rodoviária e BPTran estão juntos nas ações contra o mosquito

publicado: 02/03/2016 00h05, última modificação: 01/03/2016 20h54
SUCATA  PRF DENGUE - ( Foto Edson Matos )   (26).jpg

Cerca de 700 veículos estão no pátio do Batalhão de Trânsito, alguns com mais de 15 anos no local, onde homens já atuam na limpeza - Foto: Edson Matos

tags: zika , aedes aegypti , dengue , chikungunya , prf , bptran

Cardoso Filho

A Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão de Policiamento de Trânsito estão integrados na guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Os dois órgãos de segurança realizam ações de prevenção, entre elas, distribuição de panfletos durante operações, bem como vistorias junto aos veículos recolhidos, pontuando possíveis criadouros das larvas do transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus.

No Batalhão de Trânsito, onde estão cerca de 700 veículos, alguns deles com mais de 15 anos no local, semanalmente é realizada uma vistoria na área externa pelo efetivo de serviço à procura de focos. E, caso seja detectado, toda água que possa ser acumulada imediatamente é esvaziada. O fumacê também periodicamente faz dedetização e a próxima solicitação de visita já está em andamento.

Segundo o comando do BPTran, o efetivo é bastante vulnerável, tendo em vista haver muitos mosquitos por conta da vegetação. Sendo assim, a utilização de repelentes, ventiladores e inclusive raquetes elétricas são utilizadas com frequência. Além disso, é feita a conscientização da população, através de entrega de panfletos em operações, bem como às pessoas que procuram o batalhão para resolverem suas pendências.

Recomendações

Segundo o Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal, na Paraíba o órgão segue as orientações e realiza acompanhamento das ações de combate ao Aedes aegypti por meio das recomendações do Governo Federal.

Seguindo o referencial estratégico de indução de políticas públicas, diversas frentes de trabalhos foram acionadas na regional paraibana. Dentro desse programa foi distribuída para o efetivo uma cartilha elaborada pelo Governo Federal que orienta quais ações devem ser tomadas para o combate e controle do mosquito.

O Nucom da PRF informa ainda que em relação à administração predial, não somente nas unidades que compõem o complexo da sede regional, em João Pessoa, mas também, de todas as delegacias e unidades operacionais, os agentes realizam trabalhos de extermínio das larvas do mosquito transmissor da dengue nos prédios e pátios.

Ações preventivas já vêm sendo adotadas, como o reforço da limpeza geral de toda área, incluindo a retirada do lixo e resíduos e a capina do terreno de modo a evitar possíveis focos do mosquito. Além disso, também foi estabelecida uma rotina de inspeção e controle de locais que possam estar vulneráveis a possíveis criadouros do mosquito, como também realizadas dedetizações nas instalações externas de algumas unidades operacionais na tentativa de minimizar o problema.

Na área de gestão de pessoas e com o intuito de otimizar os resultados, foi instituída, no dia 19 de fevereiro, uma comissão com a finalidade de promoção de ações de sensibilização e mobilização dos servidores e colaboradores para a prevenção e eliminação de focos de proliferação do Aedes aegypti.