O mês ainda nem terminou e o Porto de Cabedelo já registra uma movimentação quase 10% maior quando comparada com o mesmo período em 2019. Neste ano, o balanço operacional já registra 78.450 toneladas – o número é 9,46% maior do que o movimentado no primeiro mês de 2019.
No entanto, de acordo com o setor de operações, a diferença deve aumentar, pois dois navios ainda devem ser contabilizados. O graneleiro Marcos Dias está atracado no berço 105 para a descarga de 14 mil toneladas de trigo, e além dele há a previsão de mais 12 mil toneladas de trigo até esta sexta-feira (31), com mais uma embarcação. No total, se confirmado o último navio, a movimentação deve ultrapassar a marca das 104 mil toneladas, um resultado 45,7% maior do que janeiro de 2019.
“Isso mostra que nossa perspectiva para 2020 está no rumo certo. O ano anterior foi de muita preparação e planejamento, agora estamos prontos para colher vários frutos e um deles é esse aumento na movimentação de cargas”, avalia a presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo.