Um dos ícones da cultura cabedelense e que ajudou a tornar o local conhecido, Jurandy do Sax é contra iniciativa

Privatização da área do ‘pôr do sol de Cabedelo’ gera protestos

publicado: 10/12/2021 10h17, última modificação: 10/12/2021 10h17
Jurandy_sax_antonio_Divulgação_Antonio David Diniz.jpg

Jurandir do Sax, que entrou para o Guiness Book, se disse triste com as mudanças previstas para a Praia do Jacaré

tags: Privatização , pôr do sol de Cabedelo , protestos , cultura cabedelense , Jurandy do Sax

por Pettronio Torres*

O anuncio da privatização do Pôr do Sol do Jacaré pelo prefeito de Cabedelo Vitor Hugo (União Brasil) já vem provocando os primeiros protestos, em relação à medida anunciada pelo gestor. Entre os que reclamam da ação está um dos ícones da cultura cabedelense e que ajudou a tornar a localidade internacionalmente conhecida, Jurandy do Sax.

“Fico triste com situações como essas. Nunca fui chamado para opinar em nada. Quando foram derrubar restaurantes, quando foram fazer ou fizeram qualquer intervenção naquele trecho onde as pessoas vão assistir o pôr do sol, nunca me consultaram em nada. Lamento muito e não sei as consequências desta privatização, disse o músico em tom de tristeza”, disse.

Paraibano é citado no Guiness Book e internacionalizou o Pôr do Sol Jacaré. Nascido como José Jurandir Felix, no município de Água Branca, o paraibano Jurandy do Sax é bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já integrou bandas de baile no Cariri, Banda da Polícia Militar, Orquestra do Maestro Vilô e gravou alguns discos, entre eles seu primeiro solo, intitulado Saxomaníaco, em 1993, mesmo ano em que começou a tocar o Bolero de Ravel ao pôr do sol na praia fluvial do Jacaré, em Cabedelo.

A apresentação, feita diariamente nos fins das tardes, a bordo de uma canoa no rio. A apresentação, que dura 17 minutos, levou Jurandy do Sax a ser conhecido mundialmente e ser registrado no Guiness Book como o artista que mais executou publicamente o Bolero de Ravel.

Parque temático custará R$ 5 mi - O prefeito Vitor Hugo confirmou durante a semana que o Pôr do Sol do Jacaré será pago para turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, com exceção dos moradores da cidade de Cabedelo.

O gestor disse que estará transformando o local em parque temático com cobrança de ingresso e que a Prefeitura investirá R$ 5 milhões para poder criar o parque temático, fechado, e com isso poder cobrar ingressos dos turistas que queiram ver o pôr do sol do Jacaré.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de dezembro de 2021