Notícias

Procase endossa projetos no Cariri, Seridó e Médio Sertão

publicado: 11/04/2018 00h05, última modificação: 11/04/2018 10h10
Procase.jpg

Rebanho de caprinos foi acrescido de 84 novas matrizes e quatro reprodutores para melhoramento da produção de leite e derivados - Foto: Secom-PB

tags: procase , projetos , cariri , seridó , médio sertão


A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), apoia empreendimentos produtivos nos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão. Esses projetos incluem ações nas áreas de ovinocaprinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas a economia rural local, onde o Procase atua no fortalecimento de cadeias produtivas já existentes ou que apresentem fortes indicadores de consolidação e crescimento.

Nessa primeira semana de abril, dois desses projetos produtivos receberam equipamentos e animais para auxiliar no desenvolvimento da ovinocaprinocultura.

Os agricultores e agricultoras do Assentamento Caiçarinha, no município de Pedra Lavrada, receberam uma motoensiladeira, uma enfardadeira, uma máquina de confecção de tela e duas formas para produção de silo.A atuação do Procase na região objetiva potencializar a cadeia produtiva da ovinocultura, e a comunidade também está sendo contemplada com a perfuração de um poço e implantação de um campo irrigado de produção de forragem, aquisição de matrizes e reprodutores ovinos, além de capacitações em manejo animal.

Junto a Associação de Desenvolvimento Comum do Assentamento Padre Assis, no município de Sossego, no Curimataú paraibano, o Procase desenvolve um empreendimento produtivo que objetiva fortalecer a caprinocultura de corte na região.

Esta semana, a comunidade também recebeu uma motoensiladeira, além de 85 matrizes e 4 reprodutores caprinos. Os agricultores e agricultoras também já foram contemplados com a perfuração de um poço e implantação de um campo irrigado de produção de forragem, que vem a dar maiores condições para o desenvolvimento da atividade produtiva.

Com o prolongado período de estiagem, a produção foi drasticamente reduzida, e poucas famílias ainda detêm animais, devido ao elevado custo da alimentação, e também em decorrência da falta de recursos hídricos. As ações do Procase auxiliam a comunidade a suprir, por meio de técnicas de convivência com o semiárido, as demandas nutricionais e alimentícias do rebanho, auxiliando na melhoria do suporte hídrico e forrageiro, além de oferecer ações de capacitação e o acompanhamento da Assessoria Técnica para o melhor desenvolvimento da produção.

Ao todo, o Procase apoia 90 projetos produtivos através de convênios firmados com associações ou cooperativas, em cinco regiões do semiárido paraibano, com um investimento de mais de R$ 13milhões em atividades de ovinocaprinocultura, artesanato, horticultura, apicultura e mineração.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.