mais uma paraibana

publicado: 09/02/2023 00h00, última modificação: 09/02/2023 10h46
Fátima Pereira comandará coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
mariadefatimaprofessoraufpb1.jpg

Fátima Pereira tem produções acadêmicas reconhecidas em todo o Brasil. É professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB - Foto: Foto: Arquivo pessoal

tags: fátima pereira ,

por Ítalo Arruda*

Mais uma paraibana foi escolhida para assumir um cargo de destaque no novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se da professora universitária Maria de Fátima Pereira Alberto, nomeada para comandar a Coordenação-Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e Proteção ao Direito da Criança e do Adolescente da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). A portaria com a designação da professora para o exercício do cargo foi publicada na edição da última segunda-feira (6) do Diário Oficial da União (DOU).

Fátima Pereira é professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e há mais de 12 anos desenvolve pesquisas e trabalhos voltados à erradiação do trabalho infantil e proteção de crianças e adolescentes, entre outras temáticas ligadas aos Direitos Humanos, como situações de risco, violência sexual e políticas públicas para a população infantojuvenil. Ela também é representante da UFPB no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti).

"Vamos retomar as discussões e reflexões referentes aos direitos da criança e do adolescente" - Fátima Pereira

Além da vasta experiência na área, o volume e a qualidade das suas produções acadêmicas – reconhecidas em todo o Brasil – contribuíram significativamente para a indicação técnica do nome da paraibana para exercer tal função.

À reportagem de A União, Fátima Pereira declarou que ficou “surpresa e lisonjeada” com o convite, e que o trabalho que será desenvolvido à frente da coordenação estará diretamente ligado aos aspectos destes estudos e destes trabalhos produzidos como docente e pesquisadora da UFPB.

“Vamos tratar de uma retomada das discussões e reflexões referentes à promoção e valorização dos direitos da criança e do adolescente, inclusive, com uma articulação intersetorial com os demais ministérios, para que possamos executar uma política eficiente de enfrentamento ao trabalho infantil”, destacou Fátima, ressaltando que a pasta já existiu em um determinado momento, mas foi extinta pelo Governo Federal durante a gestão de Jair Bolsonaro.

Carreira

Fátima Pereira é graduada em Psicologia e mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também é coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia) da UFPB e integra a Red-Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia (Redidi) – um projeto internacional, promovido pelo Instituto Ibero-Americano da Universidade de Salamanca, na Espanha.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 9 de fevereiro de 2023.