Notícias

Programa Investe Turismo contempla a orla paraibana

publicado: 11/06/2019 11h21, última modificação: 11/06/2019 11h21
praia_joao pessoa_fotos_adgley delgado (3).jpg

Picãozinho integra a rota da Paraíba na primeira etapa do programa, que abrange as piscinas naturais da capital e dos municípios de Cabedelo e Conde - Foto: Foto: Adgley Delgado

tags: picãozinho , coqueirinho , seixas , turismo

por Laura Luna*

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve em João Pessoa na manhã de ontem, onde participou do 3º Seminário Itinerante do Programa Investe Turismo, que vai criar e promover 30 rotas turísticas em todo o país.

Na Paraíba, a rota beneficiada, nesta primeira etapa, será a das piscinas naturais, que abrange, além da capital, os municípios de Cabedelo e Conde. A rota segue desde Areia Dourada e Areia Vermelha passando por Picãozinho até as Piscinas Naturais do Seixas, chegando até a Praia de Coqueirinho.

Para a implementação do programa no Brasil, o ministro anunciou a liberação de R$ 500 milhões. “Nessa primeira etapa, o investimento será de R$ 200 milhões e terá como foco a promoção das rotas, tanto no Brasil quanto no exterior, a capacitação profissional dos trabalhadores dos setores que as compõem e também o estudo de viabilidade de investimento com a finalidade de trazer a infraestrutura turística necessária”, explicou. O ministro disse ainda que “nada impede que na Paraíba novas rotas sejam contempladas na próxima etapa do programa”.

O programa Investe Turismo é resultado da união entre Sebrae, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Ministério do Turismo. O evento, que contou com a participação do ministro, aconteceu no auditório do Sebrae, no Bairro dos Estados, e reuniu políticos, empresários e demais envolvidos no setor turístico.

Ministro Marcelo Álvaro abriu o 3º Seminário Itinerante do Programa Investe Turismo no auditório do Sebrae, na capital

Investimento em qualificação

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Gustavo Feliciano, disse ainda que o investimento chega no momento certo. “Em um período conturbado de crise econômica, ter a possibilidade de fomentar a economia, principalmente no turismo, tanto no setor público quanto no privado, a gente acredita que é um passo importante, já que se trata de um roteiro importantíssimo para o nosso Estado”.

A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae, Regina Amorim, acrescentou que o foco nesse momento é o investimento em qualificação com a preparação dos micro e pequenos negócios e da produção associada ao turismo. “Vamos oferecer cursos e palestras, viabilizando a participação em feiras nacionais e até internacionais, dando viabilidade ao que temos de bom e de melhor.”

A analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ana Clevia Guerreiro, falou em “convergência de interesses” entre Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur, destacando a melhoria do serviço turístico, a importância da inserção tecnológica nesse processo e a captação de investimentos de fora do país. “Nós estaremos executando as ações tanto por meio dos nossos Sebraes nos estados quanto em âmbito nacional. O Sebrae entende e prioriza o turismo como atividade econômica para o desenvolvimento do país”, finalizou.

 

*matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de junho de 2019