Com o projeto Acessibilidade em Destaque, o trabalho da equipe da Imprensa Braille A União passou a integrar o VitrineGov, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), página do Governo Federal que apresenta uma curadoria de boas práticas, com programas e projetos de órgãos e entidades públicas.
Gerente operacional e transcritora braille, Hanna Pachu Ferreira, explicou que o projeto é, na verdade, o conjunto de três ações do setor voltadas ao processo de acessibilidade informacional destinada às pessoas com deficiência (PcD) do estado.
As práticas caracterizam- -se por uma coluna veiculada na Rádio Tabajara, também nomeada “Acessibilidade em Destaque”, além de um projeto de Cartões de Vacina em Braille e outro de produção de livros em braille, distribuídos em instituições do estado que realizam empréstimo das obras. “A Imprensa Braille está honrada em poder fazer parte de uma plataforma como o VitrineGov; não só divulgando nosso trabalho, mas, principalmente, compartilhando ferramentas que podem ser implementadas, seja integralmente ou de forma adaptada, em outras instituições e outros estados”, afirmou Hanna Pachu.
A partir da inscrição das ações no programa do VitrineGov, os projetos passam por análise dos documentos enviados. “Após aprovação dos documentos, passamos por uma entrevista on-line com avaliadores para apresentação do projeto a ser submetido”, detalhou a gerente operacional e transcritora da Imprensa Braille A União.
Depois do processo em que o projeto foi selecionado, vieram os trâmites para publicação do conteúdo na página da plataforma de gestão do conhecimento que promove a disseminação, aplicação e retenção de práticas implementadas por gestores e servidores que inovam em órgãos e entidades da administração pública. “Nosso maior objetivo é poder difundir boas práticas em prol de melhorias no processo de acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência e, consequentemente, uma ampliação na sensibilização, nas discussões e nas ações da sociedade como um todo”, acrescenta Hanna Pachu.
Processo rigoroso
Líder técnico do VitrineGov, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Luciano Pinheiro Costa destaca que as iniciativas publicadas no VitrineGov passam por um rigoroso processo de curadoria fundamentado em cinco critérios: criatividade, relevância, resultados, adaptabilidade e perenidade. “Essa análise, baseada em evidências e validada por entrevistas com especialistas, permite comparar experiências de realidades distintas sob uma mesma métrica, selecionando o que, de fato, melhora a vida das pessoas e possui alto potencial de replicação”, explica o especialista.
Luciano destaca, no projeto executado e submetido pela Imprensa Braille A União, a conexão de três frentes que potencializam o impacto social. “A coluna ‘Acessibilidade em Destaque’ (Rádio Tabajara-Spotify) promove informação com o protagonismo de quem vive a inclusão; os Cartões de Vacina em Braille asseguram autonomia e dignidade no cuidado à saúde; e a transcrição de obras de autores paraibanos garante o acesso à cultura com identidade local. Trata-se de uma solução concreta, de baixo custo e alta resolutividade, plenamente replicável por emissoras públicas, secretarias de Saúde e redes de bibliotecas em todo o país”, avalia.
O especialista ressalta que a inclusão deve ser um compromisso de Estado, e que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos fortalece essa premissa por meio de suas soluções e programas. “Enquanto o VitrineGov é a plataforma que dá visibilidade a essas boas práticas, o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) — do qual a Paraíba participa ativamente — funciona como o ambiente essencial de compartilhamento e cooperação entre os entes federativos. Essa sinergia demonstra que a gestão pública pode, na prática, comunicar, cuidar e educar para todos, transformando inovação em cidadania real”, concluiu Luciano Costa.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de janeiro de 2025.
