A nova temporada do projeto Praia Limpa, que promove educação ambiental ao longo do litoral paraibano, teve início na manhã de ontem, com uma solenidade realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Semam), na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa. Na ocasião, a autarquia destacou a importância da atuação conjunta do Poder Público e de membros da comunidade, além de divulgar o fortalecimento do projeto, mediante investimentos para a formação robusta de educadores ambientais em diversos municípios do estado.
Ao longo dos fins de semana, de dezembro a fevereiro, ações de sensibilização e orientação aos banhistas serão realizadas nas praias da Paraíba, com o objetivo de reduzir os impactos dos resíduos sólidos e líquidos no ecossistema costeiro, a partir da coleta e descarte correto do lixo. A primeira mobilização acontecerá amanhã, em Coqueirinho do Norte, no município de Marcação — considerada uma das praias mais bonitas do estado, onde as águas do Rio Caieiras encontram-se com o mar.
Para a professora Lívia Poliana Cavalcante, coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, este é um ano festivo, tendo em vista a celebração dos 10 anos do projeto. “Por esse motivo, queremos fortalecê-lo, focando em formação, convidando as autoridades, os municípios e a sociedade civil como um todo, para cuidar desse ambiente costeiro. Para isso, precisamos ir além dos municípios que estão no litoral e integrar todos os outros, afinal os rios correm para o mar”, diz a educadora.
De acordo com Poliana, a sociedade tem estado cada vez mais envolvida com a educação ambiental. “Realizamos uma ação prévia em Mataraca, por exemplo, onde reunimos cerca de 100 estudantes para participar de uma gincana ecológica. Esses estudantes conseguiram organizar um mutirão de limpeza, com uma média de 350 kg de resíduos recolhidos na praia”. Ela conta também que escuta, com frequência, histórias a respeito de alunos que foram às praias, durante o fim de semana, e instruíram banhistas acerca do descarte correto do lixo. “Eles se sentem engajados, e nós podemos sempre contar com representantes da limpeza urbana, da gestão pública, e de organizações como a Associação Guajiru e o projeto Preamar, para auxiliar a Sudema nessas ações de preservação e conscientização da comunidade. Essa articulação geral é muito importante para nós”, explica.
Presente na solenidade de abertura, o prefeito de Mataraca, Eymard de Araújo Pedrosa, recebeu um kit ecológico do superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, em agradecimento pela parceria desenvolvida ao longo deste ano. Os representantes dos demais municípios e órgãos ambientais do estado, que compareceram à cerimônia, também foram contemplados, recebendo o presente simbólico de agentes da autarquia. De acordo com Marcelo Cavalcanti, “o Praia Limpa é um dos principais projetos, na linha de educação ambiental, que nós desenvolvemos aqui no nosso estado. Por meio dele, espalhamos a conscientização, cuidando das praias, e temos podido contar com a colaboração dos municípios, que tem sido cada vez mais significativa”.
Entre os parceiros da autarquia presentes na solenidade, estava também o secretário do Meio Ambiente do município de Conde, Walber Farias, que acompanha o Praia Limpa desde o início. “É uma satisfação para nós, do Conde, estar aqui por mais um ano, expandindo esse projeto com a Sudema. Nosso município tem essa particularidade de receber uma grande parte dos turistas da Paraíba, que costumam querer visitar a costa sul”, ele conta e acrescenta que, ao conservar a orla, a Paraíba recebe mais interesse turístico, o que significa um maior movimento econômico. “É uma satisfação trabalhar para receber esses turistas e acolher bem os nossos moradores, mantendo nossa orla limpa através da conscientização de todos. É um projeto que envolve educação, sob todos os aspectos, e que tem dado frutos ao manter nosso ambiente costeiro mais limpo”.
Buscando promover uma cultura de sustentabilidade em toda a costa paraibana, durante o período do projeto, as equipes da autarquia estarão presentes em diferentes municípios litorâneos, com atividades participativas e ações educativas realizadas com o apoio de parceiros institucionais.
Assim como nas edições anteriores, agentes do Praia Limpa conversarão com banhistas e comerciantes, distribuindo sacolas biodegradáveis e orientando sobre descarte correto dos resíduos, redução do plástico de uso único, reaproveitamento do óleo de cozinha e outras práticas essenciais para a preservação dos ecossistemas marinhos.
Certificação
A fim de estimular a mobilização de diferentes segmentos da sociedade, como gestores públicos, pescadores, catadores de recicláveis, comerciantes, universidades e organizações da sociedade civil, a Sudema criou a certificação Guardião da Praia Limpa, iniciativa educativa que reconhecerá prefeituras, instituições e indivíduos engajados em práticas sustentáveis.
Em contato com a autarquia, aqueles que aderem ao projeto Praia Limpa recebem uma lista com sete tópicos e precisam cumprir pelo menos quatro deles, para receber a certificação, que será entregue no fim desta edição do projeto, em uma cerimônia no Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa.
Para a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Lívia Cavalcante, a sensibilização e a educação ambiental são processos contínuos e permanentes. “O que justifica o sucesso do Praia Limpa é o trabalho, cada vez maior, para mudar a percepção e o comportamento das pessoas e promover a conscientização ambiental. Falar de desenvolvimento sustentável é promover o cuidado com os nossos espaços, para deixar uma herança positiva para as futuras gerações”, conclui.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de dezembro de 2025.