O processo de regularização e atualização cadastral de sepulturas, túmulos, jazigos, ossários e mausoléus dos cemitérios municipais de João Pessoa, a partir da segunda etapa, que teve início na última segunda-feira (15) e segue até 15 de outubro, pode ser feito também pela Internet.
Para realizar o recadastramento on-line, os responsáveis podem fazer o login na plataforma 1Doc, em seguida, no campo Assunto, digitar Recadastramento e selecionar a opção Recadastramento Cemitérios 2025 — 2ª Chamada. Logo abaixo, deve-se preencher corretamente o formulário eletrônico, anexar e identificar cada documento solicitado e, por fim clicar em Protocolar.
“Estamos oferecendo o link para que todos possam fazer o recadastramento on-line com praticidade. Queremos transformar esta etapa em um divisor de águas na gestão dos cemitérios públicos de João Pessoa. Por isso, é fundamental que as pessoas não deixem de se recadastrar até 15 de outubro”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti.
Apesar da novidade, o atendimento presencial continua disponível. Quem preferir pode comparecer à Divisão de Cemitérios (Dicem), localizada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, nº 1.112, bairro José Américo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Marmuthe Cavalcanti orientou que não há necessidade de chegar de madrugada para garantir ficha, já que o atendimento é suficiente para todos. Ele também ressaltou que pessoas idosas, com deficiência, dificuldade de locomoção ou comorbidades não precisam ir pessoalmente, podendo ser representadas por um familiar mediante comprovação.
Até a última segunda-feira (15), 5.068 pessoas já haviam realizado o procedimento. O secretário reforçou que, no ato do recadastramento, é necessário informar a localização da sepultura (lote e quadra). Quem não souber, deve ir antes ao cemitério correspondente para obter a informação.
Documentação
Os documentos necessários para o recadastramento variam conforme a situação do titular da sepultura. Caso ele esteja vivo, é preciso apresentar o Título de Concessão da Sepultura, além do comprovante de residência e do CPF do titular e do representante. Quando o titular for falecido, devem ser apresentados o Título de Concessão da Sepultura, a Certidão de Óbito do titular, além do comprovante de residência e o CPF do representante.
Os documentos não precisam ser autenticados em cartório, apenas apresentados em original. Além da procuração pública, o representante poderá formalizar o procedimento por meio de declaração fornecida no local do recadastramento.
Durante a regularização também é feito o pagamento de duas taxas anuais, referentes à manutenção e vigilância dos cemitérios públicos, regulamentadas pela Lei nº 14.262/2021, no valor total de R$ 92.
Através deste link, acesse a plataforma 1Doc para fazer o cadastramento
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de setembro de 2025.