Saúde intensifica ações contra o Aedes aegypti em CG

publicado: 13/01/2016 03h00, última modificação: 12/01/2016 20h49
ses acoes de combate ao aedes visitam 75 mil casa em uma semana em CG FOTO RICARDO PUPPE (3).JPG

Ação busca detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: aedes aegypti , dengue , zika

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da 3ª  Gerência Regional de Saúde (GRS), intensificou, em Campina Grande, a ação de combate ao Aedes aegypti. Nesta terça-feira (12) pela manhã, em parceria com o Exército, foram realizadas visitas domiciliares, com o objetivo de detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A mesma ação vem ocorrendo, de forma simultânea, desde o dia 5 deste mês, em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux, contando ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros em Alhandra e no Conde.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que, até o próximo dia 31, sejam visitados todos os domicílios urbanos do estado. De acordo com os dados do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, na Paraíba, dos 829 mil e 761 imóveis, já foram trabalhados 74 mil e 931, o que significa 9,03% do total, ficando a frente dos estados de Goiás (3,36%); Distrito Federal (3,05%); Rio Grande do Norte (2,81%) e Bahia (0,07%).

Para a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES, Renata Nóbrega, a avaliação dos números divulgados é positiva, embora reconheça que há um grande desafio pela frente para alcançar a meta. “Apesar de precisarmos de mais empenho dos municípios para alimentação diária dos sistemas, já conseguimos mobilização dos secretários municipais de saúde para iniciar o trabalho o quanto antes. O nosso desafio é enorme, mas, com a parceria das Secretarias Estadual e Municipais, Defesa Civil, Exército, Bombeiros, Polícia Militar e apoiadores do Ministério da Saúde, a expectativa é que chegaremos lá”, disse.

Em Campina Grande, são 60 voluntários do Exército no enfrentamento ao Aedes. Junto com os Agentes Comunitários de Endemias os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (12) nas Malvinas, bairro mais populoso da cidade. Já os outros 41 municípios da região estão recebendo o apoio do Corpo de Bombeiros.

Na grande João Pessoa, a atuação do Exército nesta semana em Bayeux acontece nos bairros Imaculada e São Lourenço; em Santa Rita, no Conjunto Tibiri II; na capital, no Bessa e em Cabedelo, em Intermares. Já os homens do Corpo de Bombeiros permanecerão nos municípios do Conde, na quinta-feira (14) e em Alhandra, no dia 15.

Um dos imóveis visitados, em Intermares, foi o apartamento do casal Glayciane e Idelci Borba. “Este trabalho é muito importante, mas tem que chegar aos lugares que estão fechados porque é lá onde ficam os principais focos. Aqui nós tomamos todos os cuidados e, mesmo assim, eu tive zika”, disse a dona de casa.

“Como faço parte de um grupo de moradores que coopera com a limpeza da praia, sei o quanto é importante cada um fazer a sua parte, mas, para isso, todo mundo tem que se sentir responsável pelo problema”, desabafou o advogado Ildeci Borba.