Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti

Notícias

Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti

por publicado: 23/02/2016 00h15 última modificação: 22/02/2016 21h49
Edson Matos As visitas foram iniciadas às 7h30 no canteiro de obras do Hospital Metropolitano de Santa Rita

As visitas foram iniciadas às 7h30 no canteiro de obras do Hospital Metropolitano de Santa Rita


Teresa Duarte

A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, acompanhada de técnicos da SES e do diretor técnico da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), engenheiro Luiz Rabelo, visitaram na manhã de ontem em João Pessoa, as obras de construção do Hospital Metropolitano de Santa Rita, Viaduto do Geisel e o Centro Formador de Educadores, localizado em Mangabeira. As visitas, que serão estendidas aos demais municípios, fazem parte do plano de ação do governo do Estado para mobilizar gestores públicos, profissionais da área de construção civil e sociedade civil no combate ao Aedes aegypti.

As visitas foram iniciadas às 7h30 no canteiro de obras do Hospital Metropolitano de Santa Rita, localizado na Grande João Pessoa, onde foram encontrados três focos do mosquito. De imediato técnicos da Vigilância em Saúde colocaram o inseticida utilizado para eliminação de focos. Em seguida segue para o Viaduto do Geisel, onde foi eliminado um foco do mosquito, encerrando as visitas na obra de construção do Centro Formador de Educadores, localizado em Mangabeira. Neste último não foi encontrado nenhum foco e, mesmo assim, os técnicos colocaram inseticidas de combate ao mosquito em todos os reservatórios de água na obra.

“Nós estamos visitando os canteiros de obras e se existe acúmulo de água que possa contribuir para a proliferação do mosquito Aedes, então, nós observamos se os caminhões-caçamba estão com a parte de cima levantada para não acumular água da chuva, bem como os reservatórios de água existentes nas obras. Para garantir a eficácia no combate ao mosquito, os técnicos colocam inseticida nos reservatórios como maneira de prevenção”, destacou a secretária Roberta Abath. Conforme ela as visitas serão estendida as obras que estão sendo construídas em todo o Estado e o próximo município a ser visitado será Campina Grande.

O engenheiro Luiz Rabelo, diretor técnico da Suplan, destacou a iniciativa do governo do Estado, considerando extremamente importante. “O governo da Paraíba está de parabéns por estar se antecipando, sendo o primeiro , entre os demais, nessa iniciativa da prevenção de combate ao mosquito Aedes. Nós da Suplan, estamos tendo o maior cuidado para não deixar acontecer qualquer foco nas obras, e para isso nós contamos com técnicos em segurança das empresas e os engenheiros que estão dando toda prioridade para evitar focos do mosquito”, informou.

Casos
De 1 a 25 de janeiro de 2016 (4a semana epidemiológica de início de sintomas), foram notificados 1.256 casos prováveis de dengue, destes 371 confirmados, os demais seguem em investigação. A Paraíba é o estado com o maior número de imóveis visitados dentro das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, desenvolvidas por meio de parceria da SES, com o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros e as Prefeituras. Até a quinta-feira (18), 1.057.542 imóveis foram visitados, o que equivale a 89,78% da meta geral, que é alcançar 1.177.843.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06