Notícias

Saúde promove Dia D de testagem para sífilis, HIV e Hepatites B e C

publicado: 22/10/2021 08h36, última modificação: 22/10/2021 08h36
saudepromove.jpeg

tags: saúde , dia d , testagem , sífilis , hiv , hepatites b e c

Na manhã desta quinta-feira (21), A.G, de 34 anos, saiu de casa destinada a cuidar da saúde. Foi ao Pavilhão do Chá, no Centro de João Pessoa, onde estava sendo realizado o Dia D de testagem para sífilis, HIV e Hepatites B e C, além da oferta de vacinas contra Hepatite B e tétano e distribuição de preservativos para a população. 

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo das IST/Aids e faz parte da programação de combate à sífilis congênita, infecção bacteriana transmitida da mãe para o feto durante a gravidez. Quando tratada precocemente, a transmissão é evitada, por isso o diagnóstico antecipado é importante para preservar o bebê da doença. “Essas ações são muito importantes porque a gente cuida da saúde, tomando vacina, fazendo exame, tudo num lugar só”, disse A.G.

Para a coordenadora da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros), Luza Maria, trazer os serviços para perto da população facilita muito a vida das profissionais do sexo. “Para nós, cuidar da saúde significa cuidar do corpo que é o nosso instrumento de trabalho”, falou.

A chefe do Núcleo das IST/Aids da SES, Joanna Ramalho, lembra que as ações de prevenção à sífilis retornaram após um ano paradas devido à pandemia da Covid-19. “O momento é de resgate das ações e, com isso, estamos na busca ativa da população que não teve acesso aos serviços por conta da diminuição dos atendimentos durante a pandemia. Neste evento, além das profissionais do sexo, atendemos usuários de droga e pessoas em situação de rua”, pontuou.

A ação teve adesão da população que mora ou transita nas proximidades do Pavilhão, a exemplo do aposentado Antonio Cordeiro, de 69 anos. “Eu moro em Cruz das Armas e quando vi falando na televisão, vim direto pra cá. Gosto muito de cuidar da minha saúde”, declarou.

Nesta sexta-feira (22), o mesmo evento acontecerá das 19h às 22h, na Rua da Areia. Na ocasião, serão oferecidos testes para sífilis, HIV e Hepatites B e C, oferta de vacina contra Hepatite B e tétano, distribuição de preservativos. A programação do mês de combate à sífilis congênita continua na manhã da próxima segunda-feira (25), com a mobilização da população LGBT e pessoas em situação de rua para a luta contra a doença. Serão ofertados testes rápidos, vacinas contra Hepatite B e tétano e distribuição de preservativos, na Praça Rio Branco (Chorinho), das 8h às 13h. 

Entre os dias 27 e 29 de outubro, terá a programação junto à população travesti e transexual, com oferta de testagem e tratamento via oral para sífilis, em pessoas com próteses de silicone, no Ambulatório TT, do Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga.