Secretário garante que Estado poderá assumir obras da Barreira do Cabo Branco

publicado: 12/07/2016 08h33, última modificação: 12/07/2016 08h33
Captura de Tela 2016-07-12 às 08.15.44.jpg

Novo deslizamento da barreira no fim de semana assustou moradores e pessoas que passavam pelo local - Foto: Evandro Pereira

tags: joão azevedo , governo do estado , barreira do cabo branco

O secretário secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, garantiu ontem que se a prefeitura de João Pessoa não assumir o projeto de proteção da Falésia do Cabo Branco, o Governo do Estado assumirá a obra, que está orçada em R$ 72 milhões.

A revelação de João Azevedo foi feita durante entrevista numa emissora de rádio da Capital e, segundo ele, o governo fará a intervenção do processo e providenciará a realização do projeto.

O secretário criticou a demora para o início das obras de contenção do mar, afirmando que já existe um outro projeto pronto para ser colocado em ação, inclusive, muito mais prático e barato do que o proposto pela prefeitura.

Conforme informou, o projeto citado por ele estava sendo analisado ainda na gestão do então prefeito Luciano Agra, com um custo aproximado de R$ 12 milhões. Além de denunciar que o atual prefeito Luciano Cartaxo engavetou esse projeto, ele teria determinado estudos para outro projeto, com custo acima de R$ 70 milhões.

Na manhã de ontem, a comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, acompanhada de representantes do governo federal, Governo do Estado e da prefeitura de João Pessoa, visitaram a barreira. Em seguida, todos se reuniram em um hotel na Capital para tentar uma ação emergencial em busca de soluções para o avanço do mar que está destruindo a barreira.

Somente no sábado (9), conforme vídeos postados nas redes sociais, houve deslizamento de cerca de 50 metros da barreira do Cabo Branco, agravando ainda mais o problema e colocando em risco as pessoas que transitam pela área.