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Semob avalia flexibilizar uso de faixas exclusivas

publicado: 07/03/2025 09h30, última modificação: 07/03/2025 09h31
Liberação de corredores pode ser efetivada com horários especiais
2025.03.06 Vias Exclusivas de Ônibus © Leonardo Ariel (2).JPG

Desde janeiro, trechos restritos das vias pessoenses estão provisoriamente liberados | Fotos: Leonardo Ariel

por Bárbara Wanderley*

As faixas para circulação de ônibus em João Pessoa devem voltar a ser exclusivas em breve, mas não completamente. Em entrevista concedida a uma emissora de rádio ontem, o diretor de Operações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Sanderson Cesário, afirmou que o órgão estuda flexibilizar a exclusividade em alguns horários de menor circulação de transporte público.

A reportagem do Jornal A União tentou contato com o representante da Semob para saber, exatamente, em quais dias e horários as faixas deverão ser liberadas, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

A circulação de qualquer tipo de veículo nas faixas exclusivas de ônibus da capital está liberada, de forma provisória, desde o dia 27 de janeiro, quando os motoristas de transporte coletivo entraram em greve. Apesar de a paralisação ter durado apenas três dias, a Semob manteve a medida. Conforme as informações concedidas por Cesário à rádio, uma reunião deverá ocorrer, ainda nesta semana, para definir a situação.

Usuários de transporte coletivo entrevistados pela reportagem de A União relatam que ainda não sentiram muita diferença em relação ao impacto da liberação sobre o fluxo dos ônibus, mas temem complicações futuras. “Na minha opinião, está tranquilo. Agora, em momentos de congestionamento, pode complicar”, disse o estudante Glenio Lucas. Já Adriele da Silva, também estudante, lembrou que a cidade está em constante crescimento. “Por enquanto, eu não senti atrapalhar, mas depende muito da quantidade de gente que vier para cá. Porque tem muita gente vindo e tem áreas em que você já não anda mais direito. Tem engarrafamento onde antes não tinha”, opinou.

Para a estudante Jennyfer Régis, a relativa tranquilidade no trânsito tem decorrido apenas pela falta de conhecimento dos motoristas sobre a liberação. “Nem todos estão cientes, mas, quando souberem que [a faixa] está liberada, pode atrapalhar, porque essas vias servem justamente para organizar o trânsito”, comentou. De fato, na Avenida Epitácio Pessoa, onde essas entrevistas foram feitas, poucos veículos trafegavam na faixa exclusiva, que seguia sendo mais utilizada pelos ônibus.

Embora voltadas principalmente para esses automóveis, esses corredores já permitem o tráfego de veículos ligados a serviços essenciais, como ambulâncias, viaturas policiais, transporte escolar, táxi com passageiros e operações de trânsito, em situações de urgência.

Sintur já se mostrou contra a medida  

Em nota publicada no último dia 28, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Sintur) de João Pessoa demonstrou-se contrário à flexibilização das faixas preferenciais, alegando que a medida impacta a velocidade dos ônibus e a qualidade do serviço. A entidade aponta que, na Avenida Dom Pedro II, por exemplo, o tempo de percurso no trecho total de 2,6 km aumentou de oito para 10 minutos, conforme um estudo realizado entre os dias 17 e 21 de fevereiro.

Ainda de acordo com o Sintur, a velocidade média dos coletivos sofreu uma queda de 20% (de 19,5 km/h para 15,6 km/h). “Minutos extras dentro do ônibus afetam diretamente os trabalhadores, que dependem de pontualidade. É um retrocesso. Mais tempo dentro do ônibus é menos tempo com a família em casa”, pontuou o diretor institucional do Sintur, Isaac Moreira. “Priorizar o transporte coletivo é a única forma sustentável de melhorar a mobilidade. Cada ônibus cheio substitui dezenas de carros, reduzindo congestionamentos e poluição”, reforçou.

O Sintur defende que os 20 km de corredores exclusivos, ao longo de vias estratégicas de João Pessoa — como as avenidas Epitácio Pessoa, Josefa Taveira e Vasco da Gama —, foram criados para priorizar o tráfego dos ônibus, que transportam cerca de 180 mil passageiros por dia útil, sendo peças-chave para garantir a eficiência ao sistema de transporte coletivo, desafogar o trânsito e reduzir as emissões de poluentes.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de março de 2025.