Notícias

SES recebe doação de produtos de higiene bucal que serão destinados a usuários do SUS

publicado: 17/07/2020 10h11, última modificação: 17/07/2020 10h11
52381a78-5644-4090-a3a0-1fd65c027bf1.jpeg

tags: SAÚDE , DOAÇÃO , HIGIENE BUCAL , USUÁRIOS DO SUS


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta quinta-feira (16), 250 caixas com escovas de dente e 800 com creme dental. A doação foi feita pela empresa Colgate Palmolive e será destinada a pacientes internados na rede de saúde estadual. A empresa entrou em contato com a SES no mês de maio, já sinalizando a intenção de fazer a oferta dos produtos de higiene bucal à Paraíba.

“Os itens que chegaram vão ajudar bastante os usuários do SUS, que chegam aos hospitais, ficam internados e, muitas vezes, não têm condições financeiras de levar seus artigos de higiene pessoal. Essa doação vai favorecer tanto aos profissionais de saúde, para auxiliar na rotina, como, principalmente, aos pacientes”, afirmou a assistente de gabinete da SES, Ilara da Nóbrega Costa.

A odontóloga Maria do Carmo Pessoa explica que é de fundamental importância o acompanhamento odontológico dos pacientes, independente de qual seja a sua enfermidade. “A odontologia vem trazer ao paciente a melhora na sua qualidade de vida, além da adequação do meio oral, levando em conta a enorme quantidade de bactérias e microorganismos existentes na boca. Por estar internado em ambiente hospitalar, esse indivíduo apresenta a imunidade baixa e, caso não haja um acompanhamento adequado, as bactérias podem atingir o paciente de maneira sistêmica e comprometer a saúde geral”, esclareceu.

Até esta quinta-feira, a Paraíba já recebeu mais de R$ 3,4 milhões e 784 mil cestas básicas, kits de limpeza e kits de higiene pessoal. No endereço https://paraibasolidaria.pb.gov.br/ a população pode ter acesso a como realizar uma doação e acompanhar as doações já recebidas.