Segundo dados do Instituto de Polícia Científica (IPC), em 2025, de 1o de janeiro a 29 de abril, a Paraíba registrou 27 mortes no trânsito. De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), o número de acidentes, nas rodovias estaduais paraibanas, aumentou, de 1499 em 2023 para 2192 em 2024. A imprudência é apontada como uma das principais causas dos elevados índices. Por isso, com o objetivo de alertar a população e conscientizá-la sobre a importância da segurança viária, ontem pela manhã, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma ação, no bairro dos Bancários, simulando um acidente de trânsito.
A iniciativa integra as ações do Maio Amarelo, um movimento de conscientização internacional em prol da redução de sinistros, e contou com a parceria de órgãos ligados à segurança viária no estado, além de atendimento de emergência e policiamento. Segundo o presidente da CMJP, o vereador Dinho Dowsley, a ação teve o objetivo de orientar sobre como as imprudências no trânsito oferecem riscos e podem causar tragédias. “É bastante importante a gente chamar a atenção da população, dos condutores de veículos, para diminuir os índices de acidentes, principalmente no mês de maio, que é o mês de conscientização, o Maio Amarelo”.
O presidente da Câmara citou a sessão especial acontecida na terça-feira (13), realizada em conjunto com a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) e que contou com a presença de representantes e membros de órgãos ligados ao trânsito da cidade de João Pessoa, com o objetivo de conscientizar a população da importância de respeitar as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevenir acidentes, e principalmente, preservar vidas.
“Hoje estamos aqui trazendo a simulação de um acidente, justamente na intenção de alertar os motoristas para a diminuição desses índices, que são alarmantes”, afirmou Dinho Dowsley, salientando que este não é o primeiro ano em que a CMJP realiza uma ação como essa, reafirmando o compromisso da Casa em atuar, junto aos demais órgãos, com o intuito de buscar reduzir o número de sinistros e mortes no trânsito paraibano.
Parcerias
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) foi uma das parceiras do evento. O superintendente executivo do equipamento municipal, Expedito Leite, destacou a importância da ação. “A união que a Câmara Municipal tem com todos os órgãos de segurança viária da Capital demonstra a intenção de sempre conscientizar a população de que precisamos de um trânsito com mais tolerância, paz e tranquilidade. Uma ação como essa traz a importância de levar a educação para o trânsito a todas as pessoas, sejam elas pedestres, ciclistas, motoristas e usuários do transporte público, com o objetivo de transformar a consciência e preservar o bem mais precioso, que é a vida do cidadão”, enfatizou.
A coordenadora da Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Ariana Nogueira, também estava presente na atividade. Ela ressaltou que a conscientização é fundamental para reduzir a imprudência. “É preciso que as pessoas fiquem atentas e sensíveis ao alto índice de mortes e sinistros no trânsito, que envolvem lesões graves e irreversíveis. As pessoas precisam entender que o trânsito mata e tem matado muito. Precisamos refletir, não só no Maio Amarelo, sobre a nossa conduta nesse espaço de convivência coletiva, onde todos interagem dentro de algum papel, seja de ciclista, pedestre ou motorista. O trânsito é feito para as pessoas e pelas pessoas”, afirmou. Ela ainda destacou que entre os principais fatores que causam acidentes estão o excesso de velocidade, a mistura de álcool e direção e o uso de celular ao volante.
Outra instituição parceira na realização do evento foi o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar da Paraíba (BPTran). A major Daniella Alencar, comandante do Núcleo de Instrução, Treinamento e Educação (NITE) do Batalhão, ressaltou que a conscientização por mais segurança viária deve acontecer não apenas no mês de maio, mas no ano todo. “Lá no BPTran nós temos ações de educação e de fiscalização do trânsito o ano inteiro, com o objetivo de diminuir a questão da letalidade nos sinistros. Os cuidados devem ocorrer o ano inteiro. Inclusive, os feriados são os dias em que mais acontecem acidentes, portanto, são os dias em que as pessoas devem ficar mais atentas”, alertou.
A ação contou também com a presença do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), que simulou o resgate de uma vítima de acidente de trânsito.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de maio de 2025.