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SOS Cidadão diminui trotes e agiliza atendimento ao 190

publicado: 13/10/2017 00h00, última modificação: 13/10/2017 21h06
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O aplicativo permite que as pessoas possam fazer chamadas à polícia informando dados importantes para agilizar os serviços de segurança - Foto: Edson Matos

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Cardoso Filho

Um aplicativo criado com o objetivo de agilizar o atendimento e reduzir o número de trotes ao número 190 do Centro Integrado de Operações Policiais – CIOP já está sendo utilizado pela população. O SOS Cidadão, desenvolvido há cerca de sete meses, até o fim de setembro já contava com 2.560 cadastrados, com o registro de 225 ocorrências e a solução de vários casos, entre eles apreensão de drogas e armas. O aplicativo disponível na App Store para IOS e na Playstore para Android, permite que as pessoas possam fazer chamadas à polícia informando dados importantes para agilizar o trabalho dos serviços de segurança.

Segundo o tenente coronel Arnaldo Sobrinho, coordenador do Ciop na Região Metropolitana de João Pessoa, os objetivos estão sendo alcançados, principalmente na diminuição no número de trotes que provocam um prejuízo enorme a população, pois muitas vezes uma guarnição é acionada para uma falsa ocorrência, “quando existe outra, sendo esta real, mais que não teve o pronto atendimento do aparato policial”, lamenta.

O aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Processamentos de Dados da Paraíba (Codata) em conjunto com a equipe técnica do Ciop e em parceria com a Unimed João Pessoa. O serviço está disponível para usuários dos sistemas Android e IOS, podendo ser baixado pelas lojas Google Play e App Store. Atualmente o SOS Cidadão está disponível apenas para moradores da Grande João Pessoa, no entanto, o serviço será estendido para as demais regiões do Estado.

Pelo programa, o cidadão pode fazer envio de chamadas de emergência e urgência tanto para a Polícia Militar quanto para o Corpo de Bombeiros. Entre os dados que podem ser compartilhados na chamada, o usuário pode informar o tipo de ocorrência, localização precisa do fato e a quantidade de pessoas envolvidas. O local será coletado por meio do GPS do aparelho.

Arnaldo Sobrinho explica que a agilidade no atendimento é a principal diferença entre o aplicativo e a chamada para o 190. No SOS Cidadão o usuário não tem que esperar para ser atendido, pois, pois os dados são encaminhados automaticamente para o setor responsável e providenciar o despacho de uma guarnição. “O aplicativo pode ser usado em situações em que o usuário não pode falar”, explica o coordenador do Ciop.